quarta-feira, 11 de maio de 2022

O Recenseamento Números 1

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Números 1

Comentário Pr Heber Toth Armí

NÚMEROS 1 – A Bíblia do Discípulo introduz o livro de Números com as seguintes informações para auxiliar-nos em seu contexto histórico: “Números começa no Sinai com o recenseamento dos homens adultos, e acrescenta outras instruções além daquelas detalhadas em Levítico. Traça a jornada a partir do Sinai, a perambulação pelo deserto, até a chegada às campinas de Moabe, e termina com uma série de ordenanças. A narrativa mostra a real presença de Deus entre o Seu povo, O qual aparece numa coluna de fogo sobre o tabernáculo e serve de guia na jornada para Canaã”.

A contagem dos homens adultos no início do livro não se refere a machismo; na verdade, tinha fins militares (Números 1:2-3). Indicando assim, os desafios que os israelitas teriam de enfrentar até a chegada na Terra Prometida. Um mês após a conclusão do Santuário (Êxodo 40:17), “do segundo ano, depois que os israelitas saíram do Egito” (Números 1:1).

Considerando o Pentateuco desde o início, Merrill Unger destaca que “Gênesis é o livro dos princípios; Êxodo, o livro da redenção e Levítico, o livro da expiação e da adoração. Números, por sua vez, é o livro da provação”.

O recenseamento no início do livro deu o título de Número, e também por conter outras listas de censos (Números 3:14-39; 4:34-49; 26:5-21); porém, seu nome original no hebraico é “bemidbar”, que quer dizer “no deserto”, devido a lidar com a trajetória do povo de Deus nos desertos do Sinai, Neguebe e Transjordânia. Deus usa “desertos” como escola!

Após tornar Israel uma nação no Sinai e oferecer estipulações sociais, políticas e religiosas desde Êxodo 20 até Levítico 27, Deus conduziu o povo, cujo número dos homens era 603.550 sem contar os levitas. Homens, mulheres e crianças deixaram o Sinai rumo à Canaã através do deserto sob a regência de Deus, O qual colocou em ordem as tribos, clãs e familiares.

Os levitas foram dispensados do serviço militar para servirem integralmente a Deus e Seu povo. Isso mostra o quanto Deus Se importa com o aspecto social e espiritual dos seres humanos. Os líderes espirituais da igreja têm grande responsabilidade perante Deus e devem ministrar com dedicação. Deus continua cuidando assim de Seu amado povo através dos líderes espirituais (Hebreus 13:17). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

A voz dos silenciados

  Devocional Diário A voz dos silenciados Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Provérbios 31:8 Cansados após ...