segunda-feira, 28 de março de 2022

O EXALTADO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

28/03/2022

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-exaltado/

O EXALTADO

Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos. Marcos 9:35

Havia nessas palavras uma solenidade e força que os discípulos estavam longe de compreender. Aquilo que Cristo percebia, eles não conseguiam ver. Não compreendiam a natureza de Seu reino, e essa ignorância era a aparente causa de sua contenda. Porém o motivo real era mais profundo. Explicando a natureza de Seu reino, Cristo acalmaria temporariamente a discussão. Mas isso não resolveria a causa principal. Mesmo depois de terem recebido o mais pleno conhecimento, qualquer questão sobre quem era mais importante traria a disputa à tona de novo. Assim sobreviria ruína à igreja de Cristo depois de Sua partida.

A luta pelo lugar mais elevado era a manifestação da mesma atitude que tinha dado origem ao grande conflito nos mundos superiores e havia trazido Cristo do Céu para morrer. Diante Dele surgiu a imagem de Lúcifer, o “filho da alva”, maior em glória do que todos os anjos que rodeavam o trono e profundamente ligado ao Filho de Deus. Lúcifer disse: “Serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14:14); e o desejo de exaltação própria tinha trazido conflito às cortes celestiais, fazendo com que uma multidão dos anjos de Deus fosse expulsa.

Se Lúcifer realmente tivesse desejado ser semelhante ao Altíssimo, nunca teria perdido o lugar que lhe havia sido designado no Céu, pois o caráter do Altíssimo é mostrado em serviço abnegado. Lúcifer desejava o poder de Deus, mas não Seu caráter. Buscava para si mesmo o lugar mais alto, e toda criatura que é movida por seu espírito fará o mesmo. Assim, a separação, a discórdia e a contenda serão inevitáveis. O domínio se torna a recompensa do mais forte. O reino de Satanás é um reino de força; cada pessoa considera todas as outras como obstáculos no caminho de seu progresso, ou um degrau sobre o qual pode subir para chegar a uma posição mais elevada.

Enquanto Lúcifer alimentava a ideia de ser igual a Deus, Cristo, o Exaltado, “Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, Ele Se humilhou, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:7, 8) (O Desejado de Todas as Nações, p. 347, 348 [435, 436]).

PARA REFLETIR: Você busca uma posição por desejo de servir ou por orgulho? Como você pode ter certeza de que seus motivos são puros quando almeja o lugar mais elevado?

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...