sábado, 4 de dezembro de 2021

A CARTA MAIS ALEGRE DE PAULO

 A CARTA MAIS ALEGRE DE PAULO

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Filipenses 4:4, NVI

A carta aos Filipenses é a mais alegre de Paulo. A exuberância do apóstolo transborda e começa a nos contagiar desde as primeiras linhas. Note como a “alegria” e o “regozijo” fluem desde o início até o fim da mensagem:

“Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês” (Fp 1:3, NVI); “em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria” (Fp 1:4, NVI); “também com isto me regozijo” (Fp 1:18); “alegria na fé” (Fp1:25, NVI); “a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa” (Fp 1:26, NVI); “completem a minha alegria” (Fp 2:2, NVI); “estou alegre e me regozijo com todos vocês” (Fp 2:17, NVI); “estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo” (Fp 2:18, NVI); “fiquem alegres” (Fp 2:28, NVI); “minha alegria e coroa” (Fp 4:1); “alegrai-vos [...]; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4:4); “alegro-me grandemente no Senhor” (Fp 4:10, NVI).

O que torna essa alegria transbordante ainda mais extraordinária é que Paulo escreveu essa carta da cela de uma prisão. Seu trabalho estava sob o ataque de rivais. Algumas pessoas que professavam pregar o evangelho, na verdade, procuravam prejudicar Paulo. Após muitos anos de viagens incessantes em prol do evangelho, sobrevivendo a dificuldades, naufrágios, açoites e apedrejamento, certamente Paulo já estava ficando fisicamente cansado. Mas não em espírito.

Ele conhecia muito bem Aquele a quem proclamava. O Senhor ressurreto renovava seu interior dia após dia para que, a despeito das condições e do lugar, ele pudesse estar alegre. E não apenas alegre; ele sentia uma alegria transbordante e contagiante.

“Mas as circunstâncias [da vida de Paulo] são incidentais comparadas com a vida de Jesus, o Messias”’, escreveu Eugene H. Peterson na introdução que fez de Filipenses na versão bíblica A Mensagem. “Pois não se trata de uma vida que não apenas aconteceu em um determinado momento da História, mas que continua a acontecer, transbordando sobre a vida daqueles que O recebem em todo lugar. Cristo é a revelação de que Deus não pode ser retido ou armazenado. É essa ‘extravagante’ qualidade da vida de Cristo que conta para a felicidade dos cristãos, pois alegria é vida em excesso, o fluir do que não pode ser contido dentro de alguém.”

Hoje, meu amigo, não sabemos que sombras podem sobrevir ao nosso caminho. Mas de uma coisa sabemos: não importa como termine nosso dia, a nova vida em Jesus é nossa, jorrando e transbordando.

William G. Johnsson, 22/9/2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA

4 DE DEZEMBRO, SÁBADO

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...