segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ESCOLHA O CAMINHO ESTREITO

 ESCOLHA O CAMINHO ESTREITO

Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mateus 7:14

Estendem-se diante de nós dois caminhos: o largo e o estreito. Devemos escolher. A escolha certa é o caminho estreito. Por quê? 

A palavra “estreito” pode assumir um significado pejorativo. Uma pessoa é considerada estreita se seus pontos de vista não se expandem e se ela enxerga a vida de uma perspectiva muito curta. Gente assim faz do próprio eu o centro de tudo e, tendo como raio o alcance de seus braços, traça uma circunferência em torno de si mesmo. Vive e se move em um pequeno círculo. Obviamente não é dessa espécie de estreiteza a que Jesus Se refere nessa passagem. Ele disse: “Apertado é o caminho”, e não “apertada é a pessoa”. O grande homem é encontrado no caminho estreito; o pequeno, no largo. O homem de espírito largo trilha o caminho estreito, ao passo que o estreito de espírito anda pelo caminho largo.

A única estrada para o verdadeiro sucesso é a estreita. Só podemos ser bem-sucedidos se tivermos disciplina na vida. Esses são os limites dentro dos quais correm os vitoriosos. O químico e o físico, por exemplo, precisam andar no caminho estreito. Quanto mais progresso um homem fizer no terreno das pesquisas, tanto menor será a área de sua concentração.

Esse princípio está na base de todas as artes finas. São chamadas assim por causa da disciplina que impõem. Os musicistas têm de andar no caminho estreito. Não podem ser nem bemol nem sustenido. Os artistas precisam trabalhar em harmonia com as leis da perspectiva e da cor. Na fina arte do viver, é o caminho estreito que conduz à vida abundante. Uma existência orientada para as linhas estreitas da atividade construtiva é uma vida feliz.



Acidentalmente, alguém diz a uma moça ou a um rapaz: “Não tenha um espírito assim estreito.” Quer dizer que o ser leal às leis morais é ser estreito. Para ser de espírito largo, a pessoa precisa ser livre para fazer o que lhe aprouver. Na realidade, estreita é a pessoa que pensa apenas nos desejos imediatos, ao passo que aquela que considera os valores eternos é a que tem amplitude de espírito.

Paul C. Heubach, 24/3/1958

Meditação Diária 29/11/2021

https://mais.cpb.com.br/meditacao/escolha-o-caminho-estreito/

Nenhum comentário:

A voz dos silenciados

  Devocional Diário A voz dos silenciados Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Provérbios 31:8 Cansados após ...