sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Crise doutrinária - Gálatas 1

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -  Gálatas 1

Comentário Pr Heber Toth Armí 

 Esta carta possui apenas seis curtos capítulos. Em cada um você tem conteúdo para estudar por meses. A mensagem é profunda, relevante e importante para crentes e descrentes. Infelizmente muita gente não a estuda como deveria.

Observe que, “Paulo escreveu esta carta em resposta a uma crise doutrinária que surgiu no seio da igreja do Novo Testamento e que consistia em um falso ensinamento que Paulo chama ‘um evangelho diferente’ (ver Gálatas 1:7-9). Este evangelho falso era promovido por um grupo de cristãos de origem judaica que talvez tinha sido fariseu antes de sua conversão ao cristianismo. Várias traduções bíblicas se referem a este grupo como ‘a seita dos fariseus’ (Atos 15:5). Outras versões os denominam ‘o partido dos fariseus’. Os estudantes contemporâneos da Bíblia geralmente se referem a eles como ‘judaizantes’” (Marvin Moore).

Após este breve vislumbre introdutório, obtenha uma ideia geral da carta. Note que Timothy George a divide em três partes; tal divisão favorece nossa compreensão dessa pequena, mas poderosa missiva paulina:

1. História: Não existe outro evangelho (1:1-2:21)

2. Teologia: Justificação pela fé (3:1-4:31);

3. Ética: Vida no Espírito (5:1-6:18).

Faça uma leitura atenciosa nos seis capítulos desta carta e em tua Bíblia identifique cada parte; passe tempo refletindo na ligação desses três itens e pense por que Paulo usou tal sequência: História, Teologia e Ética.

Fragmentado, o capítulo em pauta fica assim, baseando-me em Ronald Y. K. Fung:

1. Defesa autobiográfica 1: Contexto (vs. 1-10);

• Saudação: Remetente, receptores e cumprimento (vs. 1-5);

• Condenação do falso evangelho: Crise espiritual, maldição aos pregadores de evangelhos diferentes (vs. 6-9) e a única preocupação do apóstolo (v. 10).

2. Defesa autobiográfica 2: O evangelho e o apostolado independente de Paulo (1:11-2:14):

• Origem divina do evangelho de Paulo;

• Vida de Paulo antes da conversão;

• Seu chamado ao apostolado;

• Sua primeira visita a Jerusalém após sua conversão;

• Paulo na Síria e Cilícia.

Verdadeiros servos de Deus não têm por objetivo agradar a homens, mas agradar a Deus que ama aos homens. Por isso, o cristão deve testemunhar ousadamente de Cristo com amor, ainda que tenha de confrontá-los.

Paulo escreveu o evangelho aos que o haviam ouvido, mas desviaram-se. Avaliemos o evangelho que cremos baseando-nos em Gálatas! Estamos certos?

“Senhor, reaviva-nos no evangelho verdadeiro!” – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Wodaabe

  Devocional Diário Wodaabe Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o ...