sábado, 4 de setembro de 2021

Coração Dividido

 Meditação Diária


Sábado,04 de setembro

CORAÇÃO DIVIDIDO

Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Mateus 23:3

Após analisar um grande número de problemas conjugais de casais que declaravam amar seu companheiro, mas negavam isso na prática, a Dra. Susan Forward concluiu que “o que estabelece a realidade é a conduta e não as palavras”. Quando as palavras vão em uma direção e o comportamento em outra, deve- se acreditar no que as ações revelam. Elas falam mais alto do que as palavras.

É muito fácil aparentar uma coisa por fora e ser outra bem diferente por dentro. Um exemplo dessa duplicidade foi a vida de Robert Tisland. Dez meses após seu casamento com Lucille, ele começou a bater nela. Durante os 14 anos seguintes, ele intensificou esse abuso sobre a esposa e os cinco filhos. Finalmente, Lucille não pôde mais aguentar. Uma tarde, ela entrou, na ponta dos pés, no quarto onde o marido tirava uma sesta. Aproximou-se da cama e tirou cuidadosamente, de sob o travesseiro, o revólver que o marido sempre escondia ali. Com mãos trementes, ela mirou e puxou o gatilho, matando o marido.

A pacífica comunidade onde os Tisland viviam, no interior do estado de Minnesota, EUA, ficou chocada. Os muitos amigos de Lucille sempre a haviam respeitado como uma cristã devota. Seu marido, a quem ela havia assassinado, era o pastor local.

Domingo após domingo, o pastor Robert Tisland falava do púlpito e empolgava a congregação com os seus eloquentes sermões. Mas, durante a semana, ele ameaçava a família como um cruel tirano. À medida que os anos passavam, as agressões foram se tornando cada vez mais brutais.

No dia fatídico, Robert tinha voltado para casa de muito mau humor. Disse que ia tirar uma sesta. “E quando eu acordar”, ele advertiu Lucille, “vou te matar!” Lucille percebeu, no olhar decidido do marido, que ele ia mesmo cumprir a ameaça. Ela resolveu salvar a própria vida, matando-o primeiro. As autoridades a acusaram de homicídio. Mas, em março de 1984, o júri a absolveu, após ouvir sua comovente história.

Talvez você também tenha o coração dividido e aparente o que não é. O tratamento para essa doença espiritual foi indicado por Cristo: “Limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!” (Mt 23:26). Aqui está o grande princípio da salvação pela fé. Se você cuidar de seu íntimo, permitindo que Cristo seja o dono exclusivo de seu coração, tanto suas palavras quanto seus atos falarão a mesma linguagem.

Rubem Scheffel, 21/1/2010

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...