quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Conclusão da carta de Romanos

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Romanos 16

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Neste capítulo Paulo conclui sua carta aos romanos para ser lida na igreja. Aqui, “ele envia saudações aos amigos na igreja em Roma. O apóstolo terminou o conteúdo instrucional da epístola, e ele está terminando agora em sua forma habitual. Mesmo nessas saudações podemos aprender algo de valor para as nossas almas”, motiva-nos R. C. Sproul.

• Febe era uma serva da igreja, que ministrava e conduzia o culto. As mulheres são importantes nas questões eclesiásticas (vs. 1-2);

• Príscila e Áquila. Geralmente o nome do cônjuge de maior proeminência era escrito primeiro. Neste caso, a esposa tinha maior destaque que o marido na obra missionária. Contudo, a maior lição é que o casal deve trabalhar junto na pregação do evangelho, se necessário dar até a própria vida por esta causa (vs. 3-4);

• Após enviar saudações a vários cooperadores e líderes da igreja primitiva, o apóstolo Paulo pede que a saudação seja uma prática características da igreja cristã. Não se deve ser frio e indiferente diante das pessoas, mas calorosos e afetuosos com todos (vs. 5-16).

• Advertência: Cuidado com os briguentos e hereges na igreja, eles devem ser evitados. Paulo “adverte os cristãos de Roma a notar os desordeiros na igreja. Deve-se tomar cuidado com aqueles que semeiam a discórdia, principalmente aqueles que dividem o corpo de Cristo com falsas doutrinas” (Sproul) (ver vs. 17-18).

• O cristão precisa fazer mais que meramente obedecer, nível em que muitos ficam estagnados; é necessário ser sábio para o bem e simples para o mal (v. 19).

• A esperança deve ter base certa, na Bíblia. O plano da salvação ultrapassa a crença popular de livrar-se do inferno eterno. Ele aponta para a paz universal que virá de esmagar totalmente a Satanás para nunca mais existir o mal em lugar algum do Universo (v. 20; ver Gênesis 3:14-15).

• Em meio a mais saudações, é notório que Tércio é o redator desta carta de Paulo. Às vezes a Bíblia foi ditada por algum ser humano, mas sempre houve a inspiração do Espírito Santo (vs. 21-23).

• Uma bênção doxológica encerra uma das cartas mais necessárias à igreja em todos os tempos (vs. 24-27). Leia-a várias vezes e adore ao Deus que nos deu o evangelho e, reaviva-te!

Ore: “Senhor, salva-me, transforma-me!” – Heber Toth Armí.

Conte aqui o que mais você gostou da carta de Romanos:

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...