terça-feira, 28 de setembro de 2021

A Inversão da Graça

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

28 de setembro, terça

A Inversão da Graça

Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros. Mateus 19:30, NVI

A graça vira o mundo de cabeça para baixo. Em Sua vida e em Seus ensinos, Jesus nos mostrou isso. Ele era o Rei do Céu, mas Se tornou servo. Governava o Universo, mas Se tornou pobre, sem um lugar para reclinar a cabeça. Sofreu a pior morte, executado como criminoso; mas, por Sua morte, resgatou o mundo. O primeiro se tornou o último, e o último se tornou o primeiro.

Jesus usou essa expressão muitas vezes. Em geral, ela é usada no início ou na conclusão de uma parábola. Algumas vezes, Jesus começou Suas parábolas com as palavras: “O reino do Céu é como...”

As histórias contadas pelo Senhor, com simplicidade de palavras e aparentemente de ideias, são imensamente profundas. A acessibilidade fácil mascara as profundas ideias que apresentam. Compare-as com as fábulas de Esopo e imediatamente notará a diferença. Melhor ainda, tente criar uma parábola. As parábolas de Jesus falam da graça, e a graça é radical. A graça está literalmente fora deste mundo; ela vem de outro mundo, um mundo muito melhor. As parábolas não falam a respeito do mundo que conhecemos; falam do reino do Céu. Nesse reino, o primeiro é o último; e o último, o primeiro. A graça inverte as expectativas. A graça inverte o método de recompensa. A graça inverte as prioridades.

O cristianismo já existe há muito tempo. Para a maioria das pessoas, trata-se de um sistema conservador, preso a rituais e previsível. Há muito tempo a natureza radical da vida e da mensagem de Jesus rompeu o formalismo religioso.

A graça pode fazer isso conosco também. O que mais me preocupa com relação à minha caminhada com Jesus é o risco de que ela fique estagnada em padrões previsíveis. Podemos dedicar tempo à devoção diária, mas isso pode se tornar uma rotina, e a oração, algo mecânico.

Quero que a minha vida cristã brilhe com a inversão da graça, a inversão da rotina, a inversão de padrões previsíveis, a inversão do desprezo ao dom precioso de Deus. Pense nesta maravilha: Deus pode fazer com que isso aconteça. A própria graça pode nos manter na graça.

Na ocasião em que os apóstolos saíram para pregar o evangelho ao mundo, os oponentes se referiram a eles como “esses homens, que têm causado alvoroço por todo o mundo” (At 17:6, NVI). Eles fizeram isso mesmo, pois tinham uma mensagem que ainda hoje causa alvoroço por todo o mundo.

William G. Johnsson, 10/8/2012

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...