sexta-feira, 6 de agosto de 2021

As Palavras Convencem, O Exemplo Arrasta

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

6 de agosto, sexta

As Palavras Convencem, O Exemplo Arrasta

Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12

Essa admoestação de Paulo a Timóteo também tem falado de maneira altissonante aos cristãos de todos os tempos. Como somos embaixadores de Cristo (2Co 5:20), temos que representá-Lo diante do mundo. Paulo recomendou que Timóteo, embora jovem, fosse o padrão, isto é, uma exemplificação fiel do que significa ser um verdadeiro seguidor de Jesus. O apóstolo sabia que as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Por isso, destacou cinco pontos nos quais se espera que os cristãos sejam o exemplo.

 Palavra. Esse conselho pode ser interpretado de duas formas diferentes. Encontramos na Palavra de Deus a base de nossa fé. Ela testifica de Jesus, nosso Salvador. É dever de todo o cristão manejar bem a Palavra da Verdade. Além disso, a palavra e os compromissos de um cristão devem sempre ser honrados dignamente.

Procedimento. Uma vida em conformidade com a vontade de Deus é o mais convincente argumento em favor da verdade. Por outro lado, é muito triste ouvir de pessoas que se dizem cristãs, mas que em seu procedimento desordenado nos negócios ou na vida mancham e denigrem a imagem do povo de Deus. Por isso, a recomendação de Paulo é muito válida.

Amor. Se Deus é amor e se a expressão máxima de Seu amor foi revelada em Jesus, como Seus discípulos, precisamos seguir Seu exemplo. Assim, devemos amar a todos indistintamente; até mesmo nossos inimigos.

 Fé. Essa palavra também nos traz à lembrança duas coisas diferentes. A primeira é o sentido de termos plena confiança em Deus, em Sua Palavra, em Suas promessas e em Sua direção para nossa vida. A segunda é o sentido das crenças que formam o corpo de nossa fé, que são firmemente baseadas na Palavra de Deus.

 Pureza. Esse é o resultado final ou a exteriorização de uma vida voltada para Cristo e Sua Palavra. Uma pessoa assim procede corretamente, ama a Deus e ao próximo, e sua fé subsiste a tudo. A pureza física, moral e espiritual são o espelho de sua alma.

Rodolpho Gorski, 20/5/2003

Nenhum comentário:

Os três filtros

  Devocional Diário Os três filtros Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem. Mateus ...