terça-feira, 15 de junho de 2021

Ouvido Atento

MEDITAÇÃO DIÁRIA

15 de junho, terça

Ouvido Atento

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. Isaías 30:21

Dois homens estavam andando pela movimentada avenida de uma das grandes cidades dos Estados Unidos. De repente, um deles, que era naturalista, se deteve e perguntou para o outro:

– Ouviu o cricrilar daquele grilo?

– Não – replicou o outro homem.

– Eu gostaria de encontrá-lo – disse o naturalista.

Juntos procuraram o pequenino inseto. Depois de alguns minutos, o naturalista o localizou numa fenda da parede de um dos edifícios.

– Como o senhor conseguiu ouvi-lo com todo esse barulho ao nosso redor? – indagou com admiração o companheiro do naturalista.

– Não há nada de mais nisso. Tudo depende daquilo em que centralizamos a audição. Permita que lhe mostre o que quero dizer com isso. Deixarei cair esta moeda sobre a calçada e veremos quantas pessoas irão se virar para olhar.

No momento em que a moeda bateu na calçada, cerca de uma dúzia de pessoas se voltaram na direção do som, embora ele não fosse mais alto do que o canto de um grilo. O naturalista concluiu dizendo:

– Nossa mente se concentra nos sons que desejamos ouvir.

O que é verdade a respeito da audição física também se aplica à consciência. Muitas pessoas supõem que a consciência seja a voz de Deus a lhes falar, mas não é exatamente assim. A consciência é simplesmente a faculdade mental pela qual Deus ou Satanás nos falam. Deus a usa para nos tornar cientes de pecados que temos cometido. Satanás, por sua vez, a usa para nos afligir com sentimentos de culpa. Esse fenômeno é ilustrado pelo fato de que certas tribos africanas consideram o nascimento de gêmeos como algo infeliz. Os pais dessas crianças geralmente as expõem ao relento até que morram. Os que relutam em seguir esse terrível costume experimentam sentimentos de culpa. Esses sentimentos não são ocasionados por Deus, mas por Satanás.

A consciência é moldada pelo nosso ambiente cultural. Quando esse ambiente se baseia na Bíblia, a consciência é digna de confiança. Quando ele não se baseia na Bíblia, geralmente não é seguro segui-la. Se não sabemos ao certo qual é a voz que está falando à nossa consciência, devemos consultar a Palavra de Deus. Em Sua Palavra, Deus nos habilita a distinguir Sua voz.

Donald Ernest Mansell, 8/9/1982

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...