segunda-feira, 14 de junho de 2021

O Pastor Conhece Cada Ovelha

  MEDITAÇÃO DIÁRIA

14 DE JUNHO, SEGUNDA

O PASTOR CONHECE CADA OVELHA

Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu. Isaías 43:1

De todos os animais, a ovelha é a mais tímida e indefesa; e no Oriente o cuidado do pastor por seu rebanho é incansável e incessante. [...] Ladrões das tribos nômades das fronteiras ou animais de rapina saindo dos covis nas rochas ficavam à espreita para atacar o rebanho. O pastor vigiava o que possuía, sabendo que isso colocava sua vida em risco. Jacó, que guardava os rebanhos de Labão nas pastagens de Harã, descrevendo seu incansável trabalho, disse: “De dia me consumia o calor, e, de noite, a geada; e o meu sono foi-se dos meus olhos” (Gn 31:40, ARC). E foi quando vigiava o rebanho de seu pai que o jovem Davi, desarmado, enfrentou o leão e o urso, salvando dos dentes deles o cordeirinho roubado.

À medida que o pastor conduz seu rebanho pelas colinas pedregosas, através de florestas e desfiladeiros selvagens, a recantos cobertos de grama à margem de riachos; ao vigiá-lo sobre as montanhas na noite silenciosa, protegendo-o contra os ladrões, cuidando com amor das ovelhas enfermas e das fracas, sua vida e a vida daquelas criaturas se tornam uma só. Um forte e terno apego o liga aos objetos sob seu cuidado. Por maior que seja o rebanho, o pastor conhece cada ovelha. Cada uma tem um nome, ao qual atende, quando o pastor chama.

Assim como o pastor terrestre conhece as ovelhas, o divino Pastor conhece Seu rebanho, espalhado por todo o mundo. “Vós, pois, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto; homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus” (Ez 34:31). Jesus afirma: “Chamei-te pelo teu nome; tu és Meu” (Is 43:1). “Nas palmas das Minhas mãos te gravei” (Is 49:16).

Jesus nos conhece individualmente e Se comove pelas nossas fraquezas. Conhece a cada um de nós pelo nome. Sabe até a casa em que moramos e o nome de cada um dos moradores. Muitas vezes, dá instruções aos Seus servos para irem a determinada rua em certa cidade, a uma casa designada, para encontrar uma de Suas ovelhas.

Cada pessoa é tão perfeitamente conhecida por Jesus como se ela fosse a única por quem o Salvador morreu. As dores de cada uma tocam Seu coração. O grito de socorro chega ao Seu ouvido. Veio para atrair a Si todas as pessoas. Ordena-lhes: “Segue-Me”, e Seu Espírito as comove, atraindo-as para Ele. Muitos se recusam a ser atraídos. Jesus sabe quem são. Conhece também aqueles que de boa vontade escutam Seu chamado e estão prontos a se colocar sob Seu cuidado pastoral. Ele diz: “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem” (Jo 10:27). Cuida de cada uma, como se não houvesse outra na face da Terra (O Desejado de Todas as Nações, p. 385, 386).

Ellen G. White, 8/7/1992

Nenhum comentário:

Esperança Para Todos

  MEDITAÇÃO DIÁRIA 24 de julho, sábado Esperança Para Todos Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores. 1 Timóteo 1:15 “Você tem seis ...