terça-feira, 1 de junho de 2021

Deteste O Mal

MEDITAÇÃO DIÁRIA

1º de junho, terça

Deteste O Mal

Vós que amais o Senhor, detestai o mal; Ele guarda a alma dos Seus santos, livra-os da mão dos ímpios. Salmo 97:10

Muita gente olha para o texto bíblico de hoje como uma ordem arbitrária de um Deus intransigente. A ordem é “detestai o mal”. Pior ainda, ela vem acompanhada de uma aparente chantagem emocional: “Vós que amais o Senhor.” As pessoas que olham para o verso por esse prisma se esquecem de ler as duas promessas que o texto traz: “Ele guarda a alma dos Seus santos, livra-os da mão dos ímpios.” Nenhum conselho divino é arbitrário. Suas ordens mostram o caminho da felicidade.

De que maneira amar o Senhor e detestar o mal guardam a alma de uma pessoa? O mundo inconsciente é misterioso. Há ocasiões em que o consciente é tomado pelo medo. Não consegue administrar uma situação dolorosa e se esconde. Mas o inconsciente não tem para onde fugir. Ele encara as situações mais dolorosas e reage muitas vezes por meio de males físicos e emocionais. Portanto, uma pessoa que diz amar a Deus e não se afasta do mal, cedo ou tarde, vai ver no próprio corpo ou nas suas emoções as feridas que sua vida incoerente produziu.

Quando Deus aconselha sobre detestar o mal, não está simplesmente dando uma ordem arbitrária. Está preocupado com a felicidade de Seus filhos. A promessa é: “Ele guarda a alma dos Seus santos, livra-os da mão dos ímpios.” Que ímpios são esses? No evangelho de Mateus está registrada a parábola do credor que foi perdoado, mas não quis perdoar. A condenação para ele foi: “O seu senhor o entregou aos verdugos” (Mt 18:34). Aquele servo mau foi entregue aos carrascos porque não havia coerência em sua vida. No texto de hoje, Deus promete livrar os que O amam de verdade da mão dos inimigos, carrascos ou fantasmas interiores.

Hoje é um novo dia. Graças a Deus que cada amanhecer traz uma nova oportunidade. Com a ajuda de Deus, faça de hoje um dia de coerência e de vitória. Leve a sério o conselho divino para uma vida feliz: “Vós que amais o Senhor, detestai o mal; Ele guarda a alma dos Seus santos, livra-os da mão dos ímpios.”

Alejandro Bullón, 13/12/2007

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...