segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Com a eternidade no coração

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

Segunda-feira, 1° de fevereiro

Com a eternidade no coração

Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem. Eclesiastes 3:11

“No pensamento humano está implantada uma preocupação profunda com o futuro. Essa consciência do infinito no tempo e no espaço desperta insatisfação com a natureza transitória das coisas desta vida. […] É desígnio de Deus que o ser humano compreenda que o mundo material não constitui a essência de sua existência. Ele está unido a dois mundos: fisicamente a este mundo, porém mental, espiritual e psicologicamente ao mundo eterno” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 1215).

Certa vez, Agostinho escreveu que cada um de nós tem dentro de si um oco cavado por Deus. Você pode tentar preencher esse vazio com qualquer coisa que existe no mundo, mas nunca vai conseguir, pois é um vazio imenso, infinito como Deus, e que só Ele pode preencher.

Os seres humanos têm tentado de tudo, na ânsia de preencher esse vazio. C. S. Lewis disse: “O que Satanás pôs na cabeça de nossos primeiros pais foi a ideia de que eles poderiam ser como Deus, como se fossem independentes e tivessem vida em si próprios; que eles poderiam inventar algum tipo de felicidade sem Deus. E dessa tentativa infrutífera surgiu quase tudo na história humana – riqueza, pobreza, ambição, guerras, prostituição, classes, impérios, escravidão – a longa e terrível história do homem tentando achar outra coisa, menos Deus, para fazê-lo feliz.

“E por que isso nunca deu certo? É porque Deus nos criou, nos inventou, assim como um fabricante inventa uma máquina. Se um veículo é fabricado para ser movido a óleo diesel, ele não vai funcionar direito com outro combustível. E Deus criou a máquina humana para se mover Nele. Ele é o combustível que nos faz agir, o alimento do qual precisamos para nos nutrir. Não há outro.”

Muitas pessoas acham que são espertas demais para precisar de Deus. Pensam que podem preencher esse vazio infinito com poder, caviar ou malas cheias de dinheiro. Mas nunca conseguem.

Talvez você também sinta dentro de si esse vazio. Não perca tempo e esforço tentando preenchê-lo com trabalho, estudo, sexo, divertimentos, viagens. Você até poderá se distrair por algum tempo, mas quando sua máquina começar a engasgar e a tossir, por ter usado combustível errado, você vai ter de parar e pensar que a única solução é Nele viver, se mover e existir (At 17:28).

Deus está lhe mandando agora a seguinte mensagem: “Só Meu amor infnito pode preencher o vazio que há em você. Venha a Mim e Eu lhe darei a resposta definitiva a seus mais profundos anseios.”

Rubem Scheffel, 4/1/2010

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...