segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O sentido da vida cristã

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

Segunda-feira, 25 de janeiro

O sentido da vida cristã

Dá-Me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos. Provérbios 23:26

No século 18, surgiu na França um movimento filosófico denominado Iluminismo com o objetivo de mostrar que o homem podia contar consigo mesmo, dispensando qualquer interferência de Deus, de Sua autoridade, desprezando os conceitos religiosos para distinguir entre o bem e o mal.

Esse movimento caracterizou-se pela descrença em Deus, pelo desprezo a qualquer autoridade e pelo predomínio total da razão, que chegou a ser elevada à categoria de “deusa” no início da Revolução Francesa.

Felizmente, o Iluminismo recuou, mas deixou a sociedade moderna insegura e cada vez mais perplexa. O ser humano luta, trabalha e se consome em meio à futilidade de seus esforços. Mesmo vendo crescer seu poder econômico e suas conquistas em muitas áreas do conhecimento, sente-se frustrado em sua vida individual e íntima. Experimenta na alma o amargor de um vazio existencial que não consegue preencher. É uma vida que não lhe dá satisfação nem alegria.

O rabino Harold Kushner afirmou: “Nossa alma não está faminta de fama, conforto, riqueza ou poder. Essas recompensas criam quase tantos problemas quanto resolvem. Nossa alma está faminta de significado.”

Temos que aceitar o fato de que a necessidade de significado não é algo biológico como comer e beber. Trata-se de uma necessidade espiritual, uma profunda sede no interior, que só será saciada pela presença de Deus. Somente Jesus pode dar significado, sentido, valor e alegria à vida. De acordo com o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 1298, “a certeza da aprovação de Deus promove a saúde física. Ela fortalece a pessoa contra a dúvida, perplexidade e excessiva tristeza, que tantas vezes consomem as forças vitais e levam às doenças nervosas de espécie muito debilitante e aflitiva.” Enquanto não buscarmos em Deus o preenchimento desse interior, o coração humano permanecerá vazio e carente.

Estar em Cristo significa renovação de tudo: nova vida, nova disposição mental; transformação de ansiedade e tristeza em segurança e alegria. Segundo a Bíblia, confiança e contentamento aparecem como o padrão original dos filhos de Deus. É o estado de espírito de quem está satisfeito e feliz. Significa se agradar dos caminhos do Senhor.

Wilson Sarli, 18/9/2008

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...