sábado, 9 de janeiro de 2021

Em vão

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

Sábado, 9 de janeiro

Em vão

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmo 127:1

“Sou o rei do mundo, sou o maior”, gritava o jovem boxeador no dia 25 de fevereiro de 1964, diante das câmeras de TV no quadrilátero do Miami Beach Convention Hall. Mohamed Ali acabava de se tornar campeão dos pesos pesados com apenas 22 anos. “O mundo inteiro está a meus pés, escrevam isso”, disse aos jornalistas.

E era verdade. Naquele ano, o mundo inteiro estava a seus pés. Em 1996, o mundo inteiro o viu enfraquecido, por ocasião das Olimpíadas de Atlanta. Mal conseguia acender a tocha olímpica. Evidentemente, não era mais o “rei do mundo” nem o “melhor”. Estava envelhecido e deteriorado pelo Mal de Parkinson.

O salmista previa algo semelhante a isso ao afirmar: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” Não se atreva a viver sem a certeza de que Jesus está no controle de seus empreendimentos. Seu trabalho, esforço e dedicação só terão sentido se “o Senhor construir a casa”.

Pense grande. Olhe longe. Trabalhe, mas pergunte-se: Quem está no centro dos meus planos? Isso é vital. Outro dia, um milionário excêntrico reuniu seus amigos para passar o réveillon em seu iate de 10 milhões de dólares e gastou a bagatela de um milhão de dólares na festa. Naquela noite, os fogos de artifício iluminaram a escuridão no mar do Caribe, e todos levantaram as taças de champanhe, desejando “saúde, dinheiro e amor”, mas dezembro do ano seguinte não chegou para ele. Um infarto fulminante ceifou sua vida no mês de junho.

A vida humana é frágil como a flor. Hoje é, amanhã não é mais. Murcha como a erva do campo. Desaparece como a nuvem levada pelo vento. Portanto, coloque Deus no fundamento de seus projetos porque, sem Ele, “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde” (Sl 127:2).

Trabalhe em sociedade com Deus. O homem do campo ara a terra e planta a semente. Mas se Deus não fizer sair o sol e cair a chuva, de que serve todo o trabalho? Assim acontece em outras áreas da vida. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.”

Alejandro Bullón, 3/1/2007

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...