sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Bem-aventurado ou feliz?

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

Sexta-feira, 8 de janeiro

Bem-aventurado ou feliz?

Felizes são vocês, os pobres, porque o Reino de Deus é de vocês. Lucas 6:20, NTLH

Cada uma das bem-aventuranças de Jesus em Mateus e Lucas começam com a palavra grega makarios. Essa expressão é traduzida em português de várias maneiras, incluindo “bem-aventurados” (ARA, ARC, NVI) e “felizes” (NTLH, BV). Existe a ideia de que crentes em Jesus devem ser felizes, pois são cidadãos do reino de Deus.

No entanto, “felizes” é uma tradução inadequada para makarios, porque a maioria de nós vê a felicidade como um estado subjetivo. Isto é, felicidade é como nos sentimos. Sentimo-nos tristes ou felizes.

A vida do cristão não pode ser fundamentada em algo subjetivo. Certa vez um rapaz veio até meu escritório totalmente frustrado porque não se sentia feliz. Esses sentimentos o haviam levado a um profundo desânimo espiritual. Afinal, Jesus não disse repetidas vezes que Seus seguidores são felizes? Se ele não estava feliz, não devia ser um cristão. Essa era sua conclusão. Algo devia estar errado em sua vida, mas ele não conseguia imaginar o que era. Como uma pessoa sincera, ele estava desesperado.

Expliquei a meu amigo estudante que ele havia entendido tudo errado. Aceitar a Deus não se relaciona com sentimentos subjetivos de felicidade ou tristeza, mas no fato objetivo de que Jesus morreu pelos nossos pecados e que todos os que aceitam Seu sacrifício pela fé recebem a graça salvadora e são adotados na família de Deus. Em outras palavras, ele era um bem-aventurado independentemente do modo como se sentisse.

Embora eu possa não me sentir feliz por estar sendo “perseguido por causa da justiça” (Mt 5:10), posso ainda ter paz porque tenho sido abençoado por Jesus. Essa é a realidade. Enquanto existe a consciência de que posso ser feliz por causa dessa paz de coração, a bem-aventurança é mais do que felicidade. “Bem-aventurados”, disse Jesus, “os humildes de espírito, porque deles é o reino dos Céus” (Mt 5:3).

George R. Knight, 7/1/2001

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...