domingo, 31 de janeiro de 2021

A escrita no coração

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Domingo, 31 de janeiro

A escrita no coração

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as Minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. Hebreus 8:10

Outro dia observei um piloto num avião especialmente equipado, escrevendo no céu de uma cidade, praticando assim sua “caligrafia”. Uma campanha política estava em andamento, e isso provia o assunto da mensagem do piloto: “Eleja Fulano e Beltrano.” Em seu desejo de comunicar algo e de exaltar a si mesmo, o homem escreve onde quer que seja possível: nas paredes de cavernas, no alto das rochas, como a Pedra Behistun, em placas e medalhões, em tabuletas nos parques subaquáticos, etc. Mas o lugar mais incomum está reservado para Deus: Ele escreve nas “páginas” do coração humano.

Naturalmente, essa expressão é figurada, remontando ao tempo em que o coração era considerado a sede das emoções. Não deixa, porém, de estar repleta de significado. Quem, senão Deus, poderia transplantar os princípios do Céu para uma pessoa nascida e imersa no pecado? Quem, a não ser Ele, poderia inculcar em nós Sua lei de modo tão permanente que se torne uma parte de nossa personalidade?

Deus escreve para elevar o homem, erguendo-o do cativeiro e da degradação para a filiação divina. O Espírito Santo é o instrumento que efetua tudo isso. Ele nos apresenta o caráter divino como nosso ideal e o compara com o nosso. Revela o cuidado e o amor de Deus. Mostra como Ele demonstrou Seu amor no Calvário e como esse sacrifício abre o caminho para nossa reconciliação com nosso Criador.

Nessa atmosfera de amor, pouco a pouco, palavra por palavra, por assim dizer, a lei de Deus é escrita em nosso coração. Adotamos Sua vontade, Seu desígnio e Seu propósito para nós. A partir do recesso de nossa alma, das profundezas de nossa personalidade, deixamos de ser egoístas, rebeldes e egocêntricos e nos tornamos pessoas cujos impulsos naturais estejam em harmonia com Deus e Seu plano.

É necessário, de nossa parte, submissão à direção do Espírito Santo, permitindo que Ele realize isso por nós. A escolha é nossa, mas, quando decidimos nos colocar ao lado de Deus, Ele faz o que é necessário. Você vai permitir que Deus escreva hoje em seu coração?

Raymond H. Woolsey, 25/1/1979

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...