quinta-feira, 9 de julho de 2020

Vivendo em Sabedoria - PV 8

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Provérbios 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

 A sabedoria não surgiu com a evolução. Absolutamente! É loucura pensar que a sabedoria surgiu por acaso, do nada. A sabedoria é um dom dado aos humanos pelo Criador.

O capítulo em apreço é assim sumariado por Bruce K. Waltke:

1. Introdução (vs. 1-10):

a) Marco e destinatário do discurso sobre a sabedoria (vs. 1-5);
b) Exortação de sabedoria para escutar com motivação (vs. 6-11).

2. Lição (vs. 12-31):

a) Atributos da sabedoria comunicáveis em tempos históricos (vs. 12-21):
• Papel da sabedoria na ordem civil (vs. 12-16);
• Presentes de glória material da sabedoria para aqueles que a amam (vs. 17-21).
b) Nascimento e celebração da sabedoria nos primórdios dos tempos (vs. 22-31).

3. Conclusão (vs. 32-36).

Este capítulo apresenta características da sabedoria; essencialmente, “a sabedoria, em Provérbios 8, vai além da mera personificação poética e se refere, na verdade, a um Ser divino – o Cristo pré-encarnado, que foi Criador associado com o Pai e serviu, mesmo antes do pecado, como Mediador entre a Divindade infinita e criaturas finitas”, comenta Jacques Doukhan.

Um dos grandes problemas apresentados a essa interpretação é que o texto é claro quando a sabedoria declara: “Antes de haver abismos, eu nasci…” (v. 24). Doukhan explica que isso “não indica que Cristo nasceu literalmente e não implica que houve um tempo anterior em que Cristo não existia. Ao contrário, alusões ao nascimento, quando associadas a palavras hebraicas como ‘estabeleci’ (v. 23), constituem uma linguagem técnica do Antigo Testamento para se referir à instalação de uma pessoa num novo cargo”.

Jesus recebe incumbência de ser o Criador, Ele é a sabedoria em pessoa (Colossenses 2:3). Por conseguinte, Jesus está convidando-nos, neste texto, a:

• Ouvir e confiar em Suas Palavras fieis e verdadeiras a fim de que sejamos sábios e prósperos;
• A termos um encontro com Ele e receber dEle as orientações para vivermos na terra os princípios da justiça que promove a vida;
• Considerarmos os Seus planos de sabedoria para que nossa vida esteja com harmonia com Sua vontade e seja cheia da sublime alegria e felicidade.

Somente quem tem Jesus no coração pode realmente agir com sabedoria; pois, assim, o pecador andará como Ele, a personificação da sabedoria, andou (I João 2:6).

Reavivemo-nos: Vamos ser felizes vivendo em sabedoria? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...