terça-feira, 2 de junho de 2020

“Cântico de Confiança'' – Salmos 121

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 121
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Longe, fora ou dentro do templo, podemos desfrutar da presença divina em nossa vida. Vamos à casa de Deus congregar-nos com nossos irmãos em Sua presença, também podemos ter o prazer dessa presença durante a trajetória e no retorno a nossos lares.

“Peregrinos que seguiam para Jerusalém talvez cantassem essa oração pedindo segurança na jornada. Os perigos ao longo do caminho – acidentes, animais selvagens, ladrões, calor – estão implicados em 121.3-6. O ‘sol’ e a ‘lua’ (121.6) representam todos os perigos do dia e da noite. Uma viagem segura é prometida em 121.7-8” (Duane A. Garrett).

Este Salmo é um “cântico de confiança no Senhor, que é Criador, Vigia e Protetor”. Sua mensagem é que “Deus vigia, protege e preserva seu povo ao deixar o templo ou retornar para lá; ele também permanece com os fieis entre essas ocasiões e para sempre” (Bíblia Andrews).

· Não é dos montes que vêm socorro, mas do Senhor que habita além dos montes; pois, Ele é criador do Céu e da Terra, e dos montes mais altos deste mundo. Também não é de autoajuda que precisamos para vencer, mas de ajuda do alto (vs. 1-2).

· O diabo não está longe, num inferno distante daqui; pelo contrário, ele está ao nosso redor rugindo como leão pretendendo devorar sua presa; ele não brinca no trabalho, entretanto nosso Deus que não dorme. Deus é nosso Guardião que não cochila, visando proteger-nos para que não caiamos em tentação (vs. 3-5).

· Deus cuida de nós quando saímos para adorá-lO no templo e quando retornamos; Ele protege na ida e na volta do trabalho; Ele nos guarda quando ausentamos e chegamos ao nosso lar; Ele acompanha-nos em nossa peregrinação diária rumo à Nova Jerusalém, na Canaã Celestial (vs. 7-8).

Ter Deus como o primeiro em nossa vida garante proteção na entrada e na saída – em todos os aspectos! Deus guia aos crentes na execução de planos e projetos do início ao fim, quando lidam com desafios perigosos (Josué 2:1-2, 22-24).

Colocar Deus em primeiro lugar resulta em auxílio em todo lugar – não permitirá que nossos pés vacilem. “Todos os que caminham por esse padrão são o verdadeiro Israel de Deus, Seu povo escolhido. Paz e misericórdia sejam com eles” (Gálatas 6:16).

Amigos… avancemos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...