domingo, 15 de março de 2020

UMA MOSCA NO PERFUME

MEDITAÇÃO DIÁRIA

15 de março
UMA MOSCA NO PERFUME

Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais do que a sabedoria e a honra. Eclesiastes 10:1

No dia 10 de abril de 1912, o navio Titanic partiu para sua viagem inaugural de Southampton, Inglaterra, para Nova York, Estados Unidos, com 2.228 passageiros. Quatro dias depois, às 23h40, a embarcação se chocou com um iceberg e submergiu nas águas do Atlântico Norte. Existem muitas hipóteses para explicar essa tragédia. Há, por exemplo, a que atribui a causa à qualidade inferior de algumas peças, adquiridas com base na economia e na pressa. Outro motivo teria sido um incêndio que atingiu o casco do navio, antes de ele zarpar, comprometendo sua resistência. Outra explicação é que, diante do iceberg, ao timoneiro foi ordenado desviar o navio para o lado direito, mas ele fez o contrário.

Em novembro de 2015, rompeu-se uma barragem em Mariana, Minas Gerais, causando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos de minério. O desastre dizimou o povoado de Bento Rodrigues. Em janeiro do ano passado, nova tragédia no mesmo estado: o rompimento de uma barragem em Brumadinho. O rio de lama, deixou seu rastro de destruição. Ao que tudo indica, as empresas responsáveis subestimaram os riscos potenciais. Cuidados básicos de prevenção e manutenção poderiam ter evitado muita dor.

Apenas abastecer. Isso era tudo o que o piloto do avião que levava o time de futebol da Chapecoense para a Bolívia devia fazer. Não o fez, e o mundo viu o resultado.

Essas tragédias ocorreram por descuido em detalhes. O texto de hoje nos alerta para essa realidade.

Nos dias de Salomão, o processo de fabricação de perfumes era demorado, chegando a durar meses. O perfumista deixava a essência descansar em um vasilhame durante algum tempo. Muitas vezes, uma mosca entrava no recipiente, morria e estragava o produto. Ora, grandes animais mortos chamam atenção. Mas, quem se importa com uma mosca morta? É nesse ponto que passamos a brincar com o perigo, condescender com pequenos hábitos e atitudes que revelam insensatez e causam sérios prejuízos espirituais a nós e a outros.

“Pensar que nossa influência pode ser um cheiro de morte para morte é algo pavoroso […]. No entanto, uma atitude precipitada, uma palavra impensada de nossa parte, pode de tal forma influenciar outra pessoa a ponto de levá-la a se perder” (Ellen White, Profetas e Reis, p. 86). Que a graça divina nos ampare neste dia!

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...