segunda-feira, 30 de março de 2020

AJUDA REAL

MEDITAÇÃO DIÁRIA

30 de março
AJUDA REAL

Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. Joel 2:23

Na década de 1960, Jan Paulsen, ex-presidente mundial da Igreja Adventista, dirigia o Colégio Adventista da África Ocidental, atualmente Universidade Babcock, na Nigéria. Cada manhã, duas vans levavam pães do colégio para abastecer o comércio de duas cidades vizinhas.

Como o país vivia um sanguinário conflito tribal, certo dia, temendo pelo que pudesse lhe acontecer, o motorista de uma das vans, membro da tribo igbo, da região leste, pediu a Paulsen que o acompanhasse, no que foi atendido. Na volta, a estrada estava bloqueada por soldados da tribo hauçás, do norte. Eles paravam os veículos e, se os ocupantes fossem de outra tribo, simplesmente os fuzilavam. Chegando a vez da van do colégio, o motorista, sabendo que seria reconhecido, saiu. O pastor Paulsen também saiu, orando silenciosamente, para conversar com aqueles homens. Como não sabia o idioma nativo, falou em inglês, língua que os soldados não entendiam. Ele diz nem se lembrar do que falou. Contudo, depois da conversa, os soldados os deixaram seguir em paz.

Ciente de que a presença do Espírito Santo pode ser desfrutada em tempo real, Paulsen afirma: “O que sei é que o Espírito Santo me alcançou inesperadamente e Se tornou real para mim. Ele agiu naquele momento para salvar a vida de um estudante igbo e a minha também.”

O derramamento do Espírito Santo sobre os crentes tem sido apresentado por meio do símbolo de duas espécies de chuva: a temporã, ou chuva de outono, e a serôdia, a chuva da primavera – simbolismo inspirado na vida agrária da Palestina (Dt 11:13-15; Jr 5:24; Zc 10:1). Entendemos que, historicamente, a chuva temporã foi derramada no Pentecostes, de acordo com a promessa feita por Jesus a Seus discípulos (At 1:8). Falando por intermédio do profeta Joel, Deus prometeu para os últimos dias novo derramamento de chuva (Jl 2:28, 29). Essa é a chuva serôdia, a chuva da colheita final.

Não temos que pensar no Espírito Santo apenas em termos de passado ou futuro. Podemos contar com Ele em nosso dia a dia. O Espírito Santo nos levou a Cristo e continua ao nosso lado, protegendo-nos quando somos atacados pelo inimigo e redirecionando nosso caminhar quando damos passos errados. Sim, Ele está com você agora. Confie!
Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...