quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

O Deus Que Tudo Sabe

MEDITAÇÃO DIÁRIA
05 de fevereiro
O DEUS QUE TUDO SABE

Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Salmo 139:1, 2


Dois garotos procuraram o pastor, com uma pergunta: De que maneira e com que recursos poderiam ajudar alguma pessoa na comunidade? O pastor lhes falou sobre um homem cego que procurava alguém que pudesse ler as Escrituras para ele. Com essa informação, os meninos foram à casa daquele homem, levando uma Bíblia. Depois de se apresentarem e dizerem o motivo da visita, perguntaram a ele: “Por onde devemos começar?” Ansioso pelo evangelho, o homem sugeriu o livro de Mateus. Contudo, ao verem a genealogia de Cristo logo no primeiro capítulo, os garotos sugeriram pular aquela parte, mas o homem insistiu que desejava ouvir tudo. No fim daquela lista de nomes, notaram que ele chorava. Ao ser questionado sobre o motivo de sua reação, o homem respondeu: “Deus conhecia todas essas pessoas pelo nome. Também me conhece inteiramente!”


A singeleza desse episódio nos relembra de que ter consciência de que Deus sabe tudo é muito confortador para nós. Ele conhece todo nosso passado, presente e futuro, ao mesmo tempo e com perfeição. Como afirmou Aiden Tozer, “não conhece melhor uma coisa do que outra, mas todas as coisas conhece igualmente bem. Ele nunca descobre nada. Nunca Se surpreende nem Se maravilha. Nunca Se pergunta nada nem procura informações ou faz perguntas, a não ser quando chama os homens para o próprio bem deles” (Mais Perto de Deus, p. 71).


No Salmo 139, Davi reflete a respeito de dois atributos do Senhor: Sua onisciência e onipresença. A onisciência divina alcança as regiões mais profundas do pensamento humano (v. 2). Diante dela, nossos caminhos são transparentes (v. 3). Nem bem formulamos uma ideia, e o Deus onisciente já sabe com que palavras a expressaremos (v. 4).


O salmista entendeu que Deus o conhecia melhor do que ele mesmo se conhecia. Esse Deus programou nossos dias (v. 15-18), conhece o material com que foi tecida nossa personalidade e tem um propósito para que cada um de nós desfrute uma vida repleta de Sua presença e receba poder para andar segundo Sua vontade.


Diante dessa realidade, podemos aproveitar o melhor da vida, mantendo-nos confiantes de que o Senhor tem tomado todas as providências para nos ajudar a enfrentar e superar as consequências de reveses sofridos ou erros cometidos no passado. Ele vai à nossa frente aplainando caminhos, preparando situações e trabalhando em nosso favor, em qualquer situação.

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...