sábado, 29 de fevereiro de 2020

Coração Transformado

MEDITAÇÃO DIÁRIA

29 de fevereiro
CORAÇÃO TRANSFORMADO

Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. Ezequiel 11:19, NTLH

Síndrome do nódulo sinusal é o termo que identifica o conjunto de anomalias no funcionamento do marcapasso cardíaco natural. Dentro desse espectro, está a síndrome de bradicardia-taquicardia, na qual o ritmo do coração é alternado entre a aceleração e a lentidão. Perplexo, durante a realização de um check-up de rotina, recebi a informação de que era portador desse distúrbio. Como isso poderia ter acontecido se, no procedimento anterior, dois anos antes, ouvi elogios à minha condição cardíaca? Além disso, eu pelo menos não me lembrava de ter sentido nenhuma anormalidade durante minhas atividades físicas diárias!

Depois de uma bateria de exames, foi definido que o melhor caminho para correção do problema seria o implante de um marcapasso artificial. À perplexidade somei uma silenciosa resistência, imaginando que deveria haver alternativas, e me lancei à procura delas. Entre o aumento do uso de todos os alimentos que pude pesquisar serem benéficos ao coração e as idas e vindas a cardiologistas, passou-se um ano. Até que o cardiologista que primeiro diagnosticou o problema disparou: “Você corre o risco de ir dormir qualquer dia desses e não acordar.” Desisti. Exatamente hoje faz 12 anos que o implante foi realizado.

Ao usar a metáfora do coração para identificar a mente humana, a Bíblia é generosa em apresentá-lo como fonte de patologias espirituais. Jesus mesmo disse que dele “procedem os maus desígnios” (Mt 15:19). Jeremias o classificou como “mais enganoso que qualquer outra coisa” (Jr 17:9, NVI). Por isso, Salomão advertiu: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4:23).

Se a tecnologia da medicina tem criado os mais modernos recursos para recuperar corações físicos, Deus faz ainda mais. Não Se limita a arranjos ou adendos, mas transforma-o radicalmente. A Seu povo, nos dias de Ezequiel, Ele prometeu realizar um transplante: substituir o coração espiritual de pedra por um de carne. Somente a graça divina faz essa operação. Era inútil a Israel tentar resolver o problema por meio de seus “métodos”. Permanecendo como estava ou maquiando o tratamento segundo sua própria vontade, o povo se colocava em perigo.

É somente entregando-nos aos cuidados do cardiologista divino que podemos ter o coração completamente transformado.

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...