sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

A Glória de Deus Revelada - Salmos 19

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica – Salmos 19
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Este Salmo é o “maior poema do Livro dos Salmos e um dos maiores poemas líricos do mundo” – declarou o ex-ateu e filósofo C. S. Lewis.

Este Salmo trata de três fontes que testemunham de Deus:

1. A natureza (todo o Universo) com sua complexidade harmoniosa e exuberante beleza aponta para um engenheiro e arquiteto incomum, com obras sobrenaturais (vs. 1-6).

2. A revelação escrita (a Torah) em sua profundidade, extensão e perfeição evidencia a existência de um Autor por trás dos escritores que extrapola as habilidades humanas (vs. 7-11).

3. O crente proclama o evangelho. Após meditar nas realidades que confirmam a existência de um Deus sábio, organizado e poderoso, Davi testemunha: “Essas são as palavras da minha boca, as quais vou degustando enquanto oro. Acolhe-as quando as deposito sobre o altar de manhã, Ó Deus, meu Altar de Pedra, Ó Eterno, sacerdote de meu altar” (vs. 12-14).

Como criaturas semelhantes ao Criador, temos capacidade de raciocinar e meditar nas realizações divinas. Isso nos abrirá a mente e nos tornará humildes, contudo, certamente seremos mais reverentes. Contudo, podemos bloquear essa capacidade.

• Por não querer abandonar pecados, muitos preferem duvidar da existência divina!

O filósofo Immanuel Kant tomou tempo para refletir; observe sua conclusão:

“É impossível contemplar o tecido do universo sem reconhecer a ordem admirável de seu arranjo e a manifestação inequívoca da mão de Deus na perfeição de suas correlações. Depois de examinar e admirar tanta beleza e perfeição, a razão experimenta justa indignação diante da insensatez ousada que se atreve a atribuir tudo isso ao acaso e a um venturoso acidente. Não há dúvida de que a sabedoria do alto concebeu o plano e de que o poder infinito o executou”.

Ele não falou apenas da revelação da criação. “O céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim são duas coisas que enchem a alma de admiração e reverência crescentes”.

Entretanto, aos que não enxergam o testemunho da criação (vs. 1-6), e ignoram o testemunho da revelação (vs. 7-11), Deus oferece mais graça ao mundo pelo testemunho dos que já passaram pela conversão (vs. 12-14).

Além de promover sabedoria, estudar a Bíblia com oração restaura, alegra, ilumina e orienta aos pecadores neste mundo nefasto. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Memórias que sustentam

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 11 de setembro Memórias que sustentam Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a mi...