sábado, 9 de novembro de 2019

Rei em Declive -2 Crônicas 26

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Crônicas 26
Comentário: Pr. Heber Toth Armí



Rei em Declive

Nem sempre ser ricamente abençoado por Deus é bom para algumas pessoas. Receber muito de Deus pode fazê-las achar que é mais importante que as demais. Isso é tão mal que leva à ruína total.

Neste capítulo, o cronista está apresentando o terceiro rei em declive.

• O primeiro foi Joás.
• O segundo, Amazias.
• O terceiro, Uzias.

Todos estes três começaram bem, priorizaram Deus e experimentaram os benefícios da fé em sua vida – talvez Uzias ainda mais que os outros dois. Contudo, nenhum deles terminou bem.

Deus não dá mais de Suas bênçãos a nós, pecadores, porque ele quer nossa salvação, sabendo que podemos fazer das bênçãos maldições para nossa própria desgraça. O pecado nos corroeu de tal forma que deturpamos o “bem” vindo de Deus para nosso “mal”. Assim, bênçãos podem ser prejudiciais a muitos crentes.

• É muito triste ver pessoas consagradas a Deus (vs. 1-4) despencar de sua santidade exaltando-se (v. 16).
• É lamentável ver alguém alcançar prosperidade por sua fidelidade ao Senhor (v. 5) transgredir contra o Senhor depois de tantos benefícios (v. 16).
• É deprimente notar que alguém que recebeu tanto do Deus do Céu aqui na Terra (vs. 6-15) tornar-se tão arrogante, irreverente e estúpido diante de Deus e Seus mensageiros (vs. 17-23).

O pecador tem muita habilidade para transformar bênçãos em maldições. Há situações em que receber bênçãos de Deus é como um bisturi nas mãos das crianças; ou, como ganhar um carro sem saber dirigir. Deste modo, as bênçãos se tornam perigosas se não somos maduros, responsáveis ou aptos para lidar com elas.

• Orgulhoso até vai à Casa de Deus, mas quer tudo do seu jeito (v. 16).
• O transgressor arrogante até recebe a Palavra de Deus, mas não se humilha; se ressente (17-19).
• O pecador indiferente até possui postura de adorador, mas sem respeito às exigências do Ser adorado (v. 19).

A lição é obvia: Os adoradores são muitos, mas Deus quer pessoas “que O adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). A prova disso é a desaprovação de Deus, irando-se contra Uzias, tornando-o leproso, adorador abominável (vs. 20-21). Então, seu filho Jotão assumiu o trono (22-23).

Muitos crentes robustos caem, cuidado para não ser a próxima vítima. É bom aprendermos a lição! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...