Translate

domingo, 6 de outubro de 2019

1 Crônicas 21 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 1 Crônicas 21
Comentário: Pr Jobson Santos

A liderança é um valioso dom, recebido de Deus, cuja utilização exige muito cuidado, pois pode ser um canal tanto de benção ou maldição. No começo de sua carreira ou nova função, o líder, em geral, é prudente e escuta conselhos. Depois que o poder está firmemente estabelecido, o líder passa a achar que suas ideias sempre são as melhores e tem dificuldades de lidar com opiniões contrárias às suas.

Davi havia sido bem sucedido em suas campanhas militares. Os opositores internos e externos estavam dominados. Enfraquecido pelo senso de culpa pelo seu pecado com Bate-Seba, falta ao rei o bom senso e este ordena a contagem de todos os homens hábeis para a guerra.

Joabe, o comandante geral das tropas de Israel, explicou ao rei que discordava dessa decisão. Por experiência própria ele sabia que era Deus quem guerreava a favor do seu povo. Inúmeras vezes um soldado havia conseguido vencer dez ou mais oponentes. Contar o exército seria falta de confiança em Deus! Os argumentos de Joabe não foram ouvidos pelo rei e o censo foi efetuado.

Deus avaliou o que foi feito como algo mau. Ele enviou o profeta Gade para dizer ao rei que sofrimento e morte aconteceriam entre o povo. O próprio Anjo do Senhor encarregou-se da punição.

Ao contemplar os resultados de sua má escolha como líder, fruto de um coração doente espiritual e emocionalmente, Davi reconhece: “Eu, o pastor, pequei” (1 Crônicas 21:17, NVI) . Após o seu arrependimento sincero, a praga cessa.

A experiência de Davi revela que as decisões de um líder tem sérias consequências para a felicidade e o bem-estar dos que o seguem. Esta compreensão deveria levar os líderes a vigiarem o coração e a serem muito cuidadosos em suas decisões.

Querido Deus, abençoe a cada líder para que use a sua influência para servir e proteger ao próximo e não para a exaltação própria.

Pr Jobson Santos
UNASP
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis