quinta-feira, 18 de julho de 2019

Vencidos Pela Tentação – 2 Samuel 12

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Samuel 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Vencidos Pela Tentação

A natureza humana pecaminosa encontra harmonia com o pecado; isso explica a sensação de prazer, satisfação e até de paz quando se mergulha na lama dos mais espantosos atos que causam profunda tristeza ao coração de Deus.

A tristeza de Deus não O leva a desprezar ao pecador que nem se ressente do mal, mesmo que esse mal tenha sido assassinato de um companheiro inocente ou, adultério com a esposa desse companheiro.

Pecados podem anestesiar de tal forma a consciência que parece que nada a convencerá da insanidade moral praticada.

Observe este esboço:

1. Deus viu a necessidade de enviar um profeta para confrontar Davi visando despertar-lhe à consciência anestesiada pelo veneno do pecado (vs. 1-12);

2. Davi, despido de orgulho, mas vestido de humildade, confessa seu pecado e se arrepende dele com sinceridade (vs. 13-14);

3. O perdão divino retira a culpa, Deus aceita o pecador reconciliando-se com ele; porém, as consequências permanecem como prova da malignidade do pecado: Davi perdeu seu filho (vs. 15-25);

4. Davi abandona a ociosidade, e retorna para a batalha. Deus abençoa com vitórias aqueles que desistem da lama do pecado (vs. 26-31).

Abaixo seguem algumas citações de Ellen G. White que merecem nossa atenção:

• “A Inspiração registra fielmente as faltas de homens bons, daqueles que se distinguiram pelo favor de Deus; efetivamente, suas FALTAS são apresentadas de modo mais completo do que as VIRTUDES”.

• “Homens a quem Deus favoreceu, e a quem confiou grandes responsabilidades, foram ALGUMAS VEZES VENCIDOS PELA TENTAÇÃO, e cometeram pecado, mesmo como nós, presentemente, esforçamo-nos, vacilamos, e frequentemente caímos em erro. Sua vida, com todas as faltas e loucuras, estão patentes diante de nós, tanto para a nossa ANIMAÇÃO como ADVERTÊNCIA”.

• Se os grandes personagens da Bíblia “fossem representados como estando sem faltas, nós, com a nossa natureza pecaminosa, poderíamos desesperar-nos pelos nossos erros e fracassos. Mas, vendo onde outros lutaram através de desânimos semelhantes aos nossos, onde caíram sob tentação como o temos feito, e como todavia se reanimaram e venceram pela graça de Deus, encorajamo-nos em nosso esforço para alcançar justiça. Como eles, embora algumas vezes repelidos, recuperaram terreno, e foram abençoados por Deus, assim nós também podemos ser VENCEDORES na FORÇA de JESUS”.

Vamos reavivar-nos? Ore! Compartilhe! /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...