terça-feira, 9 de julho de 2019

O poder do pecado– 2 Samuel 03

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Samuel 03
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

O poder do pecado

Por mais complicado que seja viver a vontade de Deus neste mundo de pecado, a perseverança mostrará que existem grandes vantagens.

• Antes de ler este texto, leia a Bíblia! Antes de ler a Bíblia, ore fervorosamente por compreensão!

O capítulo começa informando que a guerra entre as casas de Davi e Saul durou muito tempo; porém, enquanto a casa de Davi se fortalecia a de Saul se enfraquecia (v. 1).

Os pontos seguintes baseiam-se no esboço exegético de Robert D. Bergen:

1. Davi forma sua família em Hebróm (vs. 2-5);

2. Abner muda sua lealdade para Davi (vs. 6-21);

3. Joabe mata a Abner (vs. 22-27);

4. Davi prova sua inocência na morte de Abner (vs. 28-39).

Neste mundo, vida com Deus não parece parques de diversões, pois é marcada por conflitos. Desafios/oposições são reais, grandes e ameaçadores neste planeta: Mais parecido a campos de batalhas do que um belo e pacífico jardim.

• Por mais que cause desarmonia no mundo o harmonizar nossa vida com Deus e Seus planos, Deus conduzirá a história de Seus servos rumo à vitória.

O pecado é sujo, atrevido e traiçoeiro. Diversos pecados intentam infiltrar em cada canto de nossa alma. Assim sendo, Davi passou de bígamo a polígamo – pecado sexual (vs. 1-5).

Além de invadir a vida de Davi, o pecado penetrou principalmente na vida daqueles que estavam contra Davi: Houve acusações de Isbosete a Abner. Todavia, o resultado tornou-se positivo: Abner aliou-se a Davi com todas as outras tribos que não o apoiaram antes. Contudo, a condição imposta por Davi a Abner abriria mais um capítulo amargo para sua biografia (vs. 6-39).

Este capítulo “mostra como Deus usou o pecado e as intrigas humanas para unir o reino de Davi. O Senhor faz até a ira dos homens louvá-lo (Sl 76:10)”, observa William MacDonald.

• Apesar do poder do pecado, Deus controla a história;

• Embora o pecado seja estúpido e ardiloso, Deus é soberano sobre tudo;

• Conquanto pecados sejam “armas” do diabo para destruir o povo de Deus, Deus pode reverter qualquer situação, e usá-los a Seu favor para Seus sublimes propósitos;

• Ainda que haja reis na Terra, Deus reina dos Céus sobre todos nós, soberanamente.

Por tudo isso, reaviva tua confiança e fé nEle! Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...