segunda-feira, 15 de julho de 2019

O amor altruísta– 2 Samuel 09

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Samuel 09
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


O amor altruísta

A graça divina imbuída na alma humana age na desgraça alheia! “Onde há alguém para que eu pratique o bem?”

Davi, neste capítulo, anseia por algum remanescente familiar de Saul para demonstrar amor prático. O único era um neto aleijado: Mefibosete! O qual, sentindo-se extremamente insignificante, questionou Davi e suas graciosas intenções:

– “Quem sou eu para merecer sua atenção: um cão morto como eu?”.

Mas Davi não fez questão de responder, apenas deixou que seu amor, bondade, graça e misericórdia falassem mais alto que suas palavras. Portanto, “Mefibosete viveu em Jerusalém, participando todos os dias da mesa do rei. Ele era aleijado de ambos os pés” (v. 13).

Esses treze versículos em apreço nos revelam o amor de Deus agindo miraculosamente em Davi para com alguém que não poderia oferecer-lhe benefício. No mundo hodierno existem muitos Mefibosetes porque nos faltam pessoas como Davi!

Ore por transformação. Medite:

1. Quando líderes políticos governam no Espírito do Rei do Universo, necessitados do mundo crerão no governo; do contrário, ninguém acredita que deles poderão surgir bondade, amizade e amor altruísta.

2. Muitos vivem em lugares como Lo-Debar: Insalubres, esquecidos, deprimentes, inseguros e sem futuro. Quando pessoas que reconhecem a bondade de Deus – como Davi – compartilham suas bênçãos, tornando-se esperança, alegria e restauração aos pobres coitados.

3. Comer à mesa era um costume cultural que implicava intimidade. Davi levou à mesa real o neto aleijado de seu perseguidor: Isso é incrível! Nos dias atuais, até amigos se visitam pouco... quanto mais filhos de inimigos!

4. O amor altruísta está desaparecendo de nossa sociedade, pois está sendo sufocada pelo amor egoísta, interesseiro – falso! Nem mesmo a igreja cristã está livre dessa fatídica ameaça.

O antídoto contra o amor egoísta é viver o amor altruísta. Todo miserável pecador que aceita a misericórdia do Salvador oferece o amor prático aos miseráveis sofredores.

QUEM...

• ...experimenta a graça divina tem o suficiente para compartilhá-la aos que vivem na desgraça.

• ...reconhece sua necessidade e experimenta o amor e o perdão de Deus, oferece favor até aos familiares de quem o prejudicou.

• ...aceita a salvação, torna-se agente do evangelho aos inválidos, imprestáveis e desprezíveis da sociedade.

Façamos a diferença a quem sofre pela indiferença! “Senhor, torna cada crente num agente de amor!” /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Memórias que sustentam

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 11 de setembro Memórias que sustentam Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a mi...