sexta-feira, 5 de julho de 2019

Esquecer o Senhor – 1 Samuel 30

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 30
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Esquecer o Senhor leva a perder Sua proteção

Você já esteve no fundo do poço? Já teve sua vida toda arruinada? Já viu sua família toda destruída? E, já teve teus sonhos destroçados? Leia com atenção cada frase deste capítulo bíblico e, só depois, prossiga lendo este comentário...

Davi não mais orava. Não buscava mais a Deus. Sua vida tornou-se secularizada: pertencente ao povo de Deus sem comunhão e dependência total de Deus.

Mandado embora dentre o exército dos filisteus, chegou a Ziclague e, o que viu não era nada agradável. Amalequitas haviam invadido a cidade e, além de ter levado todos os bens, levaram também cativas suas mulheres e as de seus homens.

Aqueles homens de guerra ergueram a voz e choraram até acabarem suas forças. A cidade fora queimada e nada sabiam se os cativos estavam vivos. Era tão grande a dor dos homens de Davi que eles viraram-se contra ele visando lhe apedrejar.

“Nesse momento, Davi atingiu o fundo do poço. De repente, tudo o que fizera nos últimos meses passou-lhe diante dos olhos. Ao olhar para si mesmo como Deus o via, ele mais uma vez voltou-se para o Senhor em busca de ajuda; talvez pela primeira vez desde que saíra de Israel. Lemos que ‘Davi reanimou-se no SENHOR, seu Deus’ (v. 6). Foi o início de sua restauração” (Gene Getz).

• As lágrimas são inevitáveis quando nossos sonhos, cidades, casa e famílias são destruídos por inimigos vis.

• Acusações, críticas e condenações são frequentes quando procura-se um culpado, um “bode expiatório” – mesmo que tal pessoa seja inocente em relação às tragédias.

• Esquecer o Senhor leva a perder Sua proteção, bênçãos e Seus cuidados; entretanto, reanimar-se no Senhor é o início de qualquer restauração, seja da família ou dos bens materiais.

As horas difíceis podem ser positivas para quem sofre situações negativas. Quando este for nosso caso, devemos, como Davi, primeiramente, reavivar-nos no Senhor (v. 6); depois, consultar ao Senhor através da oração (v. 8) e, finalmente, partir para a batalha rumo à vitória (vs. 9-31).

• Às vezes não podemos evitar que inimigos destruam nossa família (vs. 1-5), mas podemos lutar após orar e, reconquistar tudo o que foi sequestrado (vs. 6-31).

Portanto, não se conforme com estragos causados pelo inimigo; busque a Deus e experimente restauração! /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...