terça-feira, 11 de junho de 2019

Paciência e misericórdia

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Paciência e misericórdia


Ainda que as pessoas banalizem as coisas sagradas, os animais podem ser usados por Deus para impactá-las.

1. Deus não Se deixa escarnecer: Ele não aceita que filisteus/pagãos/ateus profanem Sua reputação devido à irresponsabilidade espiritual de Seu povo. Pelo contrário, dará fortes evidências de Sua existência, onipotência e sapiência. Duvidando da atuação de Deus, os filisteus separaram duas vacas, separaram-nas de seus bezerros e colocaram-nas em um carro novo sem guia a fim de verificarem se Deus era o Agente dos juízos sobre o povo durante os sete meses que a arca ficara em seu território (vs. 1-9).

2. Deus age de forma impressionante: Contrário à natureza das coisas e a lógica humana, as vacas sem suas crias e sem guia foram berrando a Israel, porém sem titubear, até Bete-Semes, onde os moradores alegraram-se com a chagada da arca e os presentes adjuntos (vs. 10-18).

3. Deus é intolerante à irreverência: Objetos sagrados não devem ser tratados como coisas banais, comuns. Ao olharem curiosamente dentro da arca, os habitantes de Bete-Semes morreram frente à santidade do Senhor. Ao invés de arrepender-se, desejaram desfazer-se da arca. Visando este fim, enviaram mensagens aos habitantes de Quiriate-Jearim para buscá-la (vs. 19-21).

Paciência e misericórdia caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, embora os filisteus já soubessem de Sua existência por mais de 500 anos (desde quando Israel saiu miraculosamente das fortalezas egípcias), continuavam na idolatria e feitiçaria; entretanto, Deus continuava a revelar-lhes Seu poder soberano. Contudo, convencidos de Sua existência, eles não se converteram.

Além de paciência e misericórdia, santidade e justiça também caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, mesmo contentes e alegres com a chegada da arca, quando os habitantes de Bete-Semes olharam irreverentemente para dentro dela, houve grande morticínio entre eles.

Para pensar...

• ...Através da Sua paciência e misericórdia aos pagãos e, por meio de juízos que refletem santidade ao Seu povo, Deus revelou Seu real caráter desafiando crentes e pagãos a uma consagração total a Ele.

• ...Infelizmente, às vezes, idólatras e feiticeiros tem mais respeito por Deus (v. 5) do que Seu próprio povo (v. 19); assim, tanto pagãos quanto crentes precisam aprender a renunciar tudo a fim de, obedientemente, andar segundo a vontade de Deus (v. 12).

Respeite, submeta-se e glorifique a Deus! /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...