terça-feira, 18 de junho de 2019

Independência de Deus– 1 Samuel 13

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Independência de Deus


Não existe meio termo: Você serve a Deus ou é escravo do pecado, está avançando rumo ao céu ou, indo diretamente ao inferno.

Samuel era um homem de oração como foi Ana, sua mãe; porém, Saul não. A independência de Deus é a mãe do orgulho, da arrogância; ignorar a oração é não submeter-se a Deus, mas aos próprios caprichos. “A negligência na oração é pecado, não apenas desleixo” (William MacDonald).

Por não orar, Saul deixou despontar traços que fizeram Lúcifer converter-se em Satanás:

1. Quando os filisteus souberam que Jônatas atacou e matou o comandante filisteu, “Saul mandou tocar as trombetas no território inteiro, e a notícia correu por todo o Israel: ‘Saul matou o comandante filisteu. Os filisteus estão agitados e furiosos’. [Então], os filisteus juntaram as forças para atacar Israel”. Os israelitas acovardaram e fugiram aterrorizados (vs. 1-7).

2. Movido por medo, ansiedade e angústia, Saul precipitou-se e, inconvenientemente agiu contrário à clara revelação de Deus (10:8) oferecendo sacrifício que era função apenas de um sacerdote levita (vs. 8-9).

3. Confrontado por Samuel, Saul deu sua justificativa; todavia, por mais verdadeira que fosse a desculpa, não anularia sua falta de respeito para com Deus. Por menor que seja, “o pecado sempre tem uma consequência” (Kay Artur). Com seu pecado Saul selou o fim de seu reinado, o qual começou enfraquecer-se (vs. 10-23).

Saul não fez oração, não arrependeu-se, nem pediu perdão. Cansado de esperar e de depender de Samuel, ele proclamou independência mostrando que o rei devia estar acima de tudo – então, ofereceu holocausto.

• A Bíblia substituída por TV, Jogos, filmes, pornografia, cinema, bailes, festas, barzinhos, boate, vícios, músicas diabólicas, bebidas alcoólicas, etc. faz a vida ruir; tais coisas te arrancam do caminho com destino certo e te levam ao destino mais que duvidoso, desastroso. Assim, nem há necessidade de ser profeta para prever o futuro de alguém.

• “Não importa qual tenha sido nossa experiência, não importa quão elevada seja nossa posição, precisamos orar e vigiar constantemente. Temos de ser diariamente guiados pelo Espírito de Deus, ou havemos de ser dirigidos por Satanás” (Ellen G. White).

• Desrespeitar profetas de Deus significa rejeitar o próprio Deus: Independência e morte!

Quer vitória? Ouça mais aos profetas enviados por Deus!

/Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...