terça-feira, 2 de abril de 2019

Calebe – Josué 15

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Josué 15
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Calebe


Não é só quem casa que quer casa. Todo ser humano, casado ou não, anseia um cantinho que possa chamar de lar. Sabendo disso, Deus opera para tornar realidade esse sonho a Seu povo.

O capítulo em cheque apresenta-nos várias lições, uma delas é que Deus cuida de Seu povo até na limitação do território para que a vida seja em paz entre os irmãos: Um conjunto de lares: Cidades!

Os 63 versículos deste capítulo que descrevem os limites dos territórios de Judá, destacam os seguintes pontos extraídos de Harold L. Willmington:

1. Terra dada ao povo:

• Seu território (vs. 1-12);
• Suas cidades (vs. 20-63).

2. Terra dada à pessoa (Calebe): Conforme prometido, Josué dá a Calebe a parte montanhosa de Hebrom.

• Calebe, o lutador (vs. 13-15): Ele tem sucesso ao expulsar os gigantes de sua terra.
• Calebe, o pai (vs. 16-19): Como recompensa por capturar Debir (ou Quiriate-Sefer), Calebe dá sua filha Acsa por esposa ao primo dela, Otniel, e entrega a ela algumas fontes de água.

Calebe permaneceu mais tempo do que devia no deserto, devido à incredulidade dos outros; contudo, não reclamou nem criticou ninguém por isso. Se fossem fieis e crédulos nas promessas de Deus como ele, cerca de 40 anos antes, todos estariam organizando suas casas nas terras que manam leite e mel. Entretanto, isso não o tornou arrogante, orgulhoso ou vaidoso, nem crítico, amargo nem murmurador.

Calebe é exemplo de crente fiel, perseverante e humilde. É modelo de sucesso, determinação e ousadia. É inspiração de pai que importa com o futuro de sua descendência – ele criou estratégias para beneficiar suas filhas.

“Embora [Calebe] seja pouco mencionado [na Bíblia], comparando-se com Josué, o que está escrito reflete um homem que se igualava a Josué em termos espirituais. De fato, em alguns aspectos, excedia a este em termos de liderança. No entanto, uma vez que Deus nomeou Josué como sucessor de Moisés, Calebe permaneceu quieto ao seu lado – muitas vezes nos bastidores, fazendo a vontade de Deus e apoiando o líder escolhido” (Gene Getz).

Precisamos de líderes como Calebe que...

• Não questionam aos líderes chamados/instituídos por Deus;

• Faz grande trabalho sem depender de cargos/títulos/nome.

• Seja humilde, mas gigante na fé e na espiritualidade.

• Confie sempre em Deus!

Reavivemo-nos!
Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...