domingo, 3 de março de 2019

O Orgulho Vem Antes da Queda

A Fé Pela Qual Eu Vivo
3 de março –
O Orgulho Vem Antes da Queda

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Prov. 16:18.

Satanás caiu por causa de sua ambição de ser igual a Deus. Desejava participar dos conselhos e propósitos divinos, dos quais foi excluído por sua própria incapacidade, como ser criado que era, de compreender a sabedoria do Infinito Deus. Foi esse orgulho ambicioso que o levou à rebelião, e por esse mesmo meio procura ele causar a ruína do homem. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 307.

O pecado originou-se na busca dos próprios interesses. Lúcifer, o querubim cobridor, desejou ser o primeiro no Céu. Procurou dominar os seres celestes, afastá-los de seu Criador, e receber-lhes, ele próprio, as homenagens. Portanto, apresentou falsamente a Deus, atribuindo-Lhe o desejo de exaltação própria. Tentou revestir o amorável Criador com suas próprias más características. O Desejado de Todas as Nações, págs. 21 e 22.

Houvesse na verdade Lúcifer desejado ser semelhante ao Altíssimo, e nunca teria perdido o lugar que lhe fora designado no Céu; pois o espírito do Altíssimo manifesta-se em abnegado ministério. Lúcifer desejava o poder de Deus, mas não o Seu caráter. Buscava para si mesmo o mais alto lugar, e toda criatura que é movida por seu espírito fará o mesmo. O Desejado de Todas as Nações, págs. 435 e 436.

Sempre que a ambição e o orgulho são tolerados, a vida é maculada; pois o orgulho, não sentindo necessidade, cerra o coração para as bênçãos infinitas do Céu. Profetas e Reis, pág. 60.

A soberba é um terrível aleijão no caráter. “A soberba precede a ruína”. Isto é verdade na família, na igreja e na nação. Testimonies, vol. 4, pág. 377.

O povo de Deus deve ser sujeito um ao outro. Deve aconselhar-se um com o outro, para que a deficiência de um seja suprida pela suficiência do outro. Beneficência Social, pág. 202.

Deus aborrece o orgulho, e… todos os orgulhosos, e todos os que procedem impiamente, serão como palha, e o dia que está para vir os consumirá. Mensagens aos Jovens, pág. 128.

“Aprendei de Mim”, disse Cristo, “que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.” Mat. 11:29. Testimonies, vol. 4, pág. 376.
Meditação Matinal de Ellen White – A Fé Pela Qual Eu Vivo, 1959– Pág. 68

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...