segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Mais Murmurações - Números 12

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica - Números 12
Comentários Heber Toth Armí


Mais Murmurações

Nossos pecados impendem-nos de avançar em direção ao Céu. Pecados surgem de forma inesperada, inclusive em profetas verdadeiros. Quem procura perfeição em seres humanos afogará em profundas decepções.

Logo após a caminhada do povo de Deus à Terra Prometida, Moisés lidou com três tipos de reclamações: Uma relacionada com dificuldades, outra com alimentação e, agora, com a liderança. A reclamação surgiu da profetiza Miriã e do sumo sacerdote Arão. Todas as reclamações atraíram o juízo divino.

Deus ama Seus servos, sejam estes mansos ou indisciplinados. Deus age para salvar os irreverentes e proteger aos mansos. Veja abaixo três reações de Deus frente à reclamação infundada de Arão e Miriã:

1. Deus ouviu atentamente a confusão que Miriã e Arão estavam causando com suas palavras proferidas irracionalmente contra Seu servo Moisés, irmão deles (vs. 1-5);

2. Deus advertiu rigorosamente àqueles que provocavam confusão com suas reclamações, mesmo sendo líderes espirituais de alto nível (vs. 6-9);

3. Deus julgou e castigou Miriã por ter influenciado Arão a murmurar contra seu irmão (vs. 10-16).

O povo perdeu uma semana aguardando Miriã recuperar-se e purificar-se da lepra causada pelo “pecado tolo e impensado” (vs. 11, 16). A murmuração/reclamação é uma peste diabólica que atinge qualquer pessoa, e Deus não é tolerante com tal pecado mesmo que seja Sua profetiza, como era Miriã.

Portanto, a MURMURAÇÃO...

• ...de um líder espiritual afeta todo o povo de Deus;
• ...impede o crescimento, avanço e desenvolvimento do povo de Deus;
• ...causa indignação em Deus;
• ...é um atraso de vida;
• ...é pecado!
• ...não fica sem punição de Deus...

Deus é misericordioso! Arão intercedeu diante de Moisés, e Moisés intercedeu perante Deus. Como resultado, Miriã foi perdoada (embora precisou ser disciplinada com lepra).

Pergunto, que razão tinha Miriã para reclamar? O que a esposa de Moisés fez contra ela? Qual era realmente a raiz do problema? Creio que Miriã ficou chateada por não ter sido consultada quanto à divisão de responsabilidade aos 70 líderes realizada por Deus, visando aliviar a carga de Moisés (11:24-25).

Miriã estava com o ego ferido... Contudo, Deus a curou/salvou! Se você anda reclamando, deixe Deus curar-te/salvar-te também para que não sejas um atraso de vida para Seu povo!

Insatisfação sempre é a mãe da reclamação. Busque restauração espiritual! Heber Toth Armí
@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...