quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

“Qual a essência do ritual religioso na Bíblia?”- Levítico 7

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica - Levítico 7
Comentários Heber Toth Armí


“Qual a essência do ritual religioso na Bíblia?”


Por mais simples ou estranhas que sejam as formas de Deus revelar grandiosíssimas verdades para nós, apreciá-las, aceitá-las e praticá-las certamente trará importantes benefícios inimagináveis a nossa vida, família, sociedade, etc.

“O livro de Levítico, sem dúvida, é um dos mais negligenciados do AT, exatamente porque os cristãos de hoje não conseguem ver sua importância para a vida atual. Quando, porém, se percebe que seus principais temas ou ideais – a santidade de Deus, Sua aliança com Seu povo e as consequentes exigências de um viver santo – são eternos e irrevogáveis, torna-se imediatamente clara a pertinência do livro” (Eugene H. Merrill).

Este capítulo fala o ritual que os sacerdotes deviam seguir para...

1. A oferta pela culpa (vs. 1-10);
2. As ofertas pacíficas (vs. 11-21);
3. Gordura e sangue dos animais sacrificados (vs. 22-27);
4. A porção destina a eles, os ministros do santuário (vs. 22-38).

Leia todos os 38 versículos deste sétimo capítulo de Levítico. São palavras divinas que não perdem a validade.

“Qual a essência do ritual religioso na Bíblia?” – perguntou Gordon J. Wenham. Ele mesmo responde: “Ele é o meio de comunicação entre Deus e o homem, uma peça de teatro realizada em um palco e assistida por espectadores humanos e divinos. Os rituais do Antigo Testamento expressam visivelmente, e não verbalmente, as verdades religiosas. Eles são o equivalente antigo da televisão”.

Deus é santo, logo pode tornar coisas comuns em santas. A oferta entregue a Ele deve ser santa, e o ritual, santíssimo (v. 1). Por isso, as ordens são claras, os limites detalhadamente esclarecidos (vs. 2-35). Após importantes revelações, Moisés concluiu as orientações referentes aos rituais do santuário (vs. 36-38).

1. Diante da culpa resultante de nossos erros, falhas e defeitos, temos um Deus preocupado com nossa condição;

2. Diante de nossa situação complicada devido à consequência de nossos maus procedimentos, temos um Deus disposto a oferecer um plano para absolver-nos da condenação pelo pecado;
3. Diante de nossa maligna pecaminosidade, temos um Deus que promove santidade visando libertar-nos de nossas atrocidades;

4. Diante de tantas coisas imundas e perversas deste mundo, Deus tem ministros que auxiliam àqueles que anseiam por comunhão com Ele.

Deus oferece salvação gratuitamente desde antigamente. Temos razões suficientes para reaviver-nos espiritualmente!

Avancemos! – Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...