quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Gênesis 20- Comentários Pr Heber Toth Armí

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 20 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

O pecado arruinou o caráter de nossos primeiros pais na queda, no Jardim do Éden. A natureza humana tornou-se depravada e corrompida, complicada e difícil de aprender o que é certo.


Antes de avançar considere estes pensamentos sobre Abraão:


• “Quando o Senhor chamou Abraão para sair do meio de uma cultura pagã e pecaminosa, isso foi uma escolha soberana. Não sabemos por que motivo, entre outros possíveis candidatos, Deus decidiu usar Abraão. Mas sabemos pelo exemplo de Noé (Gn 6:8-9) que quando o Senhor trata conosco, Ele inicia Seus atos de misericórdia falando com aqueles que estão com o coração aberto para a verdade. A partir da resposta que Abraão deu ao chamado de Deus, ele parecia ser esse tipo de homem, mesmo que estivesse tão entregue à idolatria quanto seu pai (Js 24:2)” (Gene Getz).


• “Abraão tinha crescido em meio de superstição e paganismo. Mesmo a casa de seu pai, pela qual o conhecimento de Deus tinha sido preservado, estava a entregar-se às influências sedutoras que os rodeavam, e ‘serviram a outros deuses’ (Josué 24:2) em vez de a Jeová” (Ellen G. White).


Apesar de descender de uma família pagã, a família de Abraão deveria ser bênção em meio a uma sociedade apodrecida pela contaminação do pecado; contudo, em sua jornada, ele teve muitas falhas, ficando, assim, evidente que crentes do calibre de Abraão podem cair em tentação. Observe:


1. Chamados para serem bênçãos (Gênesis 12:1) pessoas que dependem de si mesmas e não de Deus, semeiam maldição. Ao chegar mentindo em Gerar, Abraão provocou a desgraça ao rei Abimeleque. Apesar de seu erro crasso, a graça que o havia alcançado agora intervém para impedir maiores desgraças (vs. 1-10).

2. Pecados dos crentes agravam quando não existe humildade para reconhecer erros e pedir perdão. Como Abraão, possuímos habilidades para justificar erros, não para admiti-los. Todavia, Deus age graciosamente para transformar Seus filhos. Abraão deveria interceder pela família de Abimeleque; ao proceder deste modo, houve cura da maldição que se alastrou como praga (vs. 11-18).

Nascido em um mundo contaminado, como Abraão somos pecadores orgulhosos; entretanto, o mesmo Deus que lhe estendeu graça quer moldar-nos graciosamente para que sejamos bênçãos num mundo desgraçado pelo pecado. Para isso também fomos chamados! 


“Senhor, molda-nos” – Heber Toth Armí.


#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...