quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Cuidado com a mentira -Gênesis 27

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 27 ( leia em sua Bíblia)

📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

Cuidado com  a mentira 

A mentira tem pernas curtas. Sua aparente satisfação inicial resulta em terrível confusão antes de chegar ao final. A falta de sinceridade é uma negligência à verdade, o que não passa de franca hipocrisia.

As consequências de fazer a mentira parecer verdade é a pior das falsidades. Ainda que pareça que o sucesso será certo, o que é certo é que mentiras têm pernas curtas: Logo se descobre o que intenta encobrir. Daí, a desgraça está feita! Observe atentamente esse esboço elaborado por Victor P. Hamilton:

Jacó recebe a bênção mediante um engano:

1. Isaque prepara a bênção para Esaú (vs. 1-5a);

2. Rebeca incita a Jacó a enganar a Isaque (vs. 5b-17);

3. Jacó engana a Isaque (vs. 18-29);

4. Esaú busca a reconciliação com seu pai (vs. 30-40);

5. Rebeca urge a Jacó a fugir (vs. 41-45).

Ainda que seja para conquistar bênçãos, se o caminho for pela mentira, a desgraça vem junto. Basear-se na mentira é pior que cair em areia movediça. Quem se mete com a mentira, até quando o objetivo é alcançar bênção, sofrerá decepção.

Mentir pode aparentar bênçãos, alegria e sucesso, mas a mentira oferece angústia, desgraça e frustração. Seu resultado é a decepção!

Mentiras podem parecer inofensivas para muitos bem intencionados, porém é como a ponta de um iceberg. Por baixo da mentira tem uma imensidão de outros erros:

• Não investir no relacionamento parece relaxamento, mas é negligência que leva à deficiência no casamento: A falta de comunicação saudável pode ser a morte de um casamento que começou muito bem. O romance “felizesparasempre” pode chegar à melhor idade sem comunhão, sem diálogo e sem intimidade (vs. 1-5);

• Não lidar com os filhos corretamente resultará numa situação deprimente: Apreciar um filho mais que outro – ter preferências – é a melhor forma de desenvolver ciúme, competição, disputa, inveja e tensão no coração dos filhos que desembocará em ódio mortal (vs. 5-8, 41-43);

• Por mais criativa que seja a mentira, ela nunca será a verdade, por isso seu resultado nunca será diferente de uma terrível calamidade na família (vs. 9-40, 44-46).

Além disso, creio que a mais forte lição é que, a mentira é uma forma de desprezo a Deus.

Cuidado! Abandone a mentira para não abandonar a Deus! – Heber Toth Armí
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...