sábado, 13 de outubro de 2018

Criou Deus os Céus e a Terra Gn1

🔖Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

📖 Gênesis 1 ( leia em sua Bíblia)
Criou Deus os Céus e a Terra
📝Comentários Pr Heber Toth Armí

 A base para toda nossa crença nos planos de Deus para este mundo começa com: “No princípio criou Deus os Céus e a Terra”. Quem não crê nessas palavras introdutórias da Bíblia estará sempre em areias movediças quanto à sua filosofia de vida.

Nesse capítulo fica evidente que Deus criou tudo de forma organizada, planejada e maravilhosa. Mais do que isso, “Deus trouxe à existência uma criatura com um potencial imensurável, capaz de crescimento e desenvolvimento” – declara Angel Manuel Rodríguez.

O alvo maior da criação foi o ser humano, criado à imagem e semelhança da Divindade, para relacionar-se com o Criador, falar olhando no olho de Seu idealizador.

O primeiro livro da Bíblia, cujo nome é Gênesis que significa começo, representa 6,85% do Antigo Testamento. Sendo o segundo maior livro, perde apenas para Jeremias. Gênesis foi o segundo livro escrito pelo culto e escritor Moisés que começou seu projeto literário com a biografia do filósofo Jó. 

Escrevendo no deserto para os hebreus no cativeiro egípcio, que viviam numa crise total, principalmente existencial e espiritual, o livro é útil para nós que estamos sob o jugo do pecado, escravo há tanto tempo perdendo nossa identidade física, moral, social e espiritual.

Moisés aproximou-se dos escravos e mostrou-lhes suas reais origens, quando arrogantes e estúpidos egípcios os humilhavam diuturnamente. Partindo do geral para o particular, Deus inspirou Moisés a apresentar a gênesi (origem) do Céu e da Terra até culminar com os filhos de Abraão no Egito.  

Como para os hebreus, o livro de Gênesis também nos revela:

1. Quem realmente somos em uma sociedade relativista e com muitas vozes humilhantes;

2. De onde realmente viemos quando somos confrontados com toda sorte de teorias sobre a origem;

3. Para onde vamos, quando o futuro político, econômico e social parecem incertos. 

O primeiro capítulo abre com os itens criados em cada dia, no princípio:

· Primeiro dia: A luz;

· Segundo dia: O céu;

· Terceiro dia: Separou água da terra;

· Quarto dia: Sol, lua e estrelas;

· Quinto dia: Animais aquáticos e aves;

· Sexto dia: Animais terrestres e seres humanos.

Deus reverteu o estado caótico da terra ordenando-o por meio de Sua Palavra, a qual tem poder, mesmo em sua forma escrita. Estude-a diariamente e tua vida será transformada! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...