sexta-feira, 15 de junho de 2018

Os Pais Devem Aconselhar os Filhos

Refletindo a Cristo
Os Pais Devem Aconselhar os Filhos - 15 de junho

Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Prov. 1:10.

Os pais devem animar os filhos a neles confiar e a desabafar-lhes as mágoas de seu coração, bem como suas pequenas contrariedades e provações diárias. Se fizerem isso, os pais aprenderão a compartilhar os sentimentos de seus filhos, e a orar por eles e com eles, para que Deus os proteja e guie. Devem indicar-lhes o Amigo e Conselheiro que nunca falha, o qual Se compadecerá de suas enfermidades. Ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Satanás tenta as crianças a serem reservadas com os pais, e a escolherem seus jovens e inexperientes companheiros como seus confidentes, os quais não os podem ajudar ou dar-lhes um bom conselho. …

As crianças seriam poupadas de muitos males se tivessem mais intimidade com os pais. Estes devem animar os filhos a terem um comportamento franco com eles, a trazer-lhes suas dificuldades, e quando estiverem desorientados quanto à orientação a seguir, a expor-lhes o assunto do modo como o encaram, e pedir-lhes conselho.

Quem seria mais capacitado para ver e indicar-lhes os perigos do que pais piedosos? Quem pode entender melhor do que eles os temperamentos peculiares dos filhos? A mãe, que tem observado os vários pendores dos filhos, desde a infância, e se acha familiarizada com sua disposição natural, está melhor preparada para aconselhá-los. Quem pode dizer tão bem quanto a mãe, auxiliada pelo pai, que traços de caráter devem ser reprimidos?

As crianças que são cristãs preferirão o amor e aprovação de pais tementes a Deus acima de qualquer benefício terrestre. Elas amarão e honrarão os pais. Um dos principais empenhos de sua vida deve ser: Como poderei tornar meus pais felizes? Os filhos que não foram disciplinados nem receberam instrução correta, têm pouca noção de suas obrigações para com os pais. …

Mãos e mentes ativas não têm tempo para prestar atenção a todas as tentações insinuadas pelo inimigo; mas as mãos e mentes ociosas estão prontas para serem controladas por Satanás, e os pais devem ensinar aos filhos que a ociosidade é pecado. Signs of lhe Times, 6 de junho de 1878.

O Senhor requer perfeição por parte de sua redimida família. Ele requer perfeição na edificação do caráter. Os pais e as mães, especialmente, precisam compreender os melhores métodos de educar os filhos, para que possam colaborar com Deus. Homens e mulheres, crianças e jovens, são pesados na balança celestial de acordo com o que revelam em sua vida doméstica. Quem é cristão no lar é cristão em qualquer lugar. A religião vivida no lar exerce uma influência que não pode ser medida. SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1085.

Meditação Matinal de Ellen White – Refletindo a Cristo,
– Pág. 172

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...