domingo, 13 de maio de 2018

O Exercício é Indispensável à Saúde

Refletindo a Cristo

O Exercício é Indispensável à Saúde - 13 de maio

O ornato dos jovens é a sua força. Prov. 20:29.
Um de nossos mais importantes deveres é dar atenção à saúde. Temos este dever para conosco, para com a sociedade, e para com Deus. Os jovens de ambos os sexos são proverbialmente descuidados em relação a sua saúde. …
O exercício é indispensável à saúde de cada órgão. Se um grupo de músculos é usado enquanto outros são negligenciados, a maquinaria viva não está sendo usada inteligentemente.
Quando se faz exercício físico, a circulação é ativada. O coração recebe sangue mais rapidamente e o envia mais depressa aos pulmões. Os pulmões trabalham mais vigorosamente, abastecendo uma maior quantidade de sangue, o qual é impelido com mais força para todo o organismo. O exercício dá nova vida e vigor a cada órgão do corpo.
Os nervos ganham ou perdem força de acordo com a maneira como são tratados. Se utilizados por tempo excessivo e com demasiado rigor, ficam sobrecarregados e debilitados. Se utilizados apropriadamente, adquirem resistência.
Para se ter saúde é preciso manter equilíbrio de ação. A mente precisa se harmonizar com isso, se quiser receber os benefícios. Se o exercício físico for considerado uma escravidão, se a mente não tomar interesse no exercício das diferentes partes do corpo, os benefícios não serão obtidos. A mente precisa ter interesse no exercício dos músculos.
Na educação dos jovens, o exercício físico precisa ser combinado com a atividade mental. Carta 6, 1885.
A obediência perfeita aos preceitos de Deus reclama a conformidade com as leis do ser. …
Não é perdido o tempo gasto em exercícios físicos. Prejudica a si mesmo o aluno que está constantemente estudando, enquanto não faz senão pouco exercício ao ar livre. Um exercício proporcionado, dos vários órgãos e faculdades do corpo, é essencial ao melhor trabalho de cada um. Quando o cérebro está continuamente sobrecarregado, enquanto os outros órgãos são deixados inativos, há perda de força física e mental. Rouba-se às faculdades físicas seu tom sadio, a mente perde sua frescura e vigor, e o resultado é uma doentia excitabilidade.
A fim de que homens e mulheres tenham mente bem equilibrada, todas as faculdades do ser devem ser postas em uso e desenvolvimento. …
O Senhor… nos ordena que raciocinemos partindo da causa para o efeito, que nos lembremos de que somos Sua propriedade, que nos unamos a Ele na conservação do corpo em uma condição pura, sadia, e o ser todo santificado para Ele. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 295 e 300.
Meditação Matinal de Ellen White – Refletindo a Cristo, 1986.– Pág. 139 – 

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...