terça-feira, 13 de março de 2018

Lucas 3 Comentário Pr Heber Toth Armí

LUCAS 3
Comentário Pr Heber Toth Armí

Sendo sírio de nascimento e grego de fala e cultura, possuindo formação superior, Lucas converteu-se a Cristo e, então, passou a acompanhar a comitiva do convertido apóstolo Paulo, participando ativamente de algumas de suas viagens missionárias (Atos 16:10; 20:6; 27:1; 28:16).

Assim, o Dr. Lucas tornou-se ligado intimamente a Paulo, o qual o chamou de “médico amado” (Colossenses 4:14). O apego de Lucas foi tanto pelo apóstolo dos gentios, que, num dos momentos mais difíceis, o apóstolo escreveu: “Somente Lucas está comigo” (II Timóteo 4:11).

Paulo era um teólogo muito culto, e Lucas um doutor também culto. A conversão de ambos foi uma bênção para o cristianismo. Certamente Paulo influenciou muito a Lucas na compreensão de Cristo através das páginas do Antigo Testamento.

Visando fortalecer a fé cristã dos gentios convertidos e suscitar interesse nos descrentes, o evangelho escrito por Lucas revela um Salvador compassivo e terno, acessível a todos, principalmente aos desprezados da sociedade, como mulheres e crianças, pobres e estrangeiros, viúvas e ladrões, publicanos e pecadores de toda espécie.

Após esta introdução, leia o capítulo supracitado; depois considere estes pontos:

• Estando Israel politicamente oprimido por líderes políticos cruéis, pérfidos, traiçoeiros e sem escrúpulos, e eclesiasticamente em desordem, Deus utilizou como porta-voz um pobre homem do deserto após quatro séculos de jejum do dom profético. Sua mensagem era para arrependimento, visando preparar ao povo para a chegada do Messias (vs. 1-13).

• Após apresentado e batizado por Seu precursor João Batista, Jesus recebeu capacitação sobrenatural para iniciar o ministério pelo qual viera ao mundo (vs. 14-22). A Trindade manifestou-Se aos presentes naquela ocasião; Jesus no Jordão, o Espírito Santo veio sobre Ele, e, então ouviu-se a declaração do Pai cumprindo a profecia de Isaías 42:1.

• Após provar Quem era Jesus pela pregação de João Batista, e de atestar Sua credencial pela aprovação de Deus Pai e a capacitação do Espírito Santo, Lucas prova que Jesus é o Messias pela genealogia. Jesus é descendente de Davi, herdeiro do trono; e descendente de Abraão, por meio de quem toda família da terra seria abençoada; descendente de Adão, Jesus e Deus que Se tornou homem para salvar a humanidade (vs. 23-38).

Como filho de Adão, Jesus veio para salvar ao mundo inteiro. Aceitaremos Sua oferta? – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...