domingo, 31 de dezembro de 2017

Habacuque 1 Comentário Pr Heber Toth Armí

Habacuque 1 
Comentário Pr Heber Toth Armí

 Amigos, reflitam: Quem não já questionou alguma coisa na vida? 

• Por que as coisas são como são? 
• Por que ninguém faz nada para corrigir a imoralidade? 
• Por que o mal parece prevalecer? 
• Por que a injustiça toma conta da sociedade? 
• Por que a corrupção está por todo lado? 
• Por que a igreja está sendo influenciada pelo mundo, quando deveria influenciá-lo? Por que Deus parece não agir? 
• Por que...

Se você teve tais experiências, sentiu na pele o que experimentou Habacuque ao ver a igreja em sua época trocando Deus pelo pecado. O capítulo 1 de seu livro pode ser assim dividido:

• O problema: Por que Deus não julga o pecado de Seu povo que está aumentando cada dia mais? Como um Ser todo poderoso e santo não age para combater o pecado que está no meio de Seu povo? Onde está a justiça de Deus para combater a injustiça? (vs. 1-4).

• A solução: Deus respondeu para o profeta dizendo que Ele não está de braços cruzados (Deus nunca cruzou os braços diante do pecado, tanto é que Jesus morreu de braços abertos). Deus revelou que os caldeus (Babilônia) estavam fortalecendo-se e seriam usados como instrumentos para disciplinar Seu povo (vs. 5-11).

• A solução de Deus, um problema para o ser humano: Os porquês de Habacuque voltam a aflorar. Agora que Deus deu a resposta, ele quer saber por que os ímpios caldeus, piores que os judeus, seriam usados como instrumento de Deus? (vs. 12-17).

A resposta está no próximo capítulo. Em Habacuque 1 ficamos meditando; entretanto, algumas lições podem ser extraídas. Talvez a maior lição deste capítulo seja: Quando pensamos que Deus não está agindo, devemos saber que Ele nunca é indiferente ao pecado – seja dentre Seu povo ou fora dele.

Observe as aplicações observadas por T. Whitelaw. Como Habacuque...

1. ...nenhum servo de Deus pode ficar indiferente ao caráter moral e espiritual do tempo em que vive;

2. ...devemos nutrir o mais alto interesse em levar os problemas de nossa nação a Deus em oração;

3. ...o servo de Deus nunca deve duvidar que Deus é justo, e, ouve nossas orações.

A forma de Deus agir é muito superior a nossa forma de entender! Desta forma, precisamos confiar plenamente nEle. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Síntese da síntese

  Devocional Diário L Vislumbres da eternidade 10 de outubro Síntese da síntese Tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam t...