domingo, 5 de novembro de 2017

Ezequiel 46 Comentário Pr Heber Toth Armí

Ezequiel 46
Comentário Pr Heber Toth Armí

A filosofia do servo de Deus não faz da vida um móvel com gavetas, uma para o trabalho, outra para a família, outra para o lazer, etc.

Na vida do cristão, tudo deve estar consagrado a Deus, a família, os estudos, o trabalho, o lazer... inclusive o comer e beber (I Coríntios 10:31). Tudo pertence a Deus. Portanto, nada deve estar desvinculado dEle – absolutamente!

Desde o capítulo 45 versículo 9 o profeta especifica as atribuições dos príncipes. Em Ezequiel 46:1-18 o profeta apresenta mais responsabilidades que caberiam aos príncipes:

• Quando e como o príncipe deveria entrar pelas portas do Novo Templo, para apresentar as ofertas no sábado e na lua nova, no início do mês.
• Havia limites para a entrada e atuação do príncipe. O povo permanecerá atrás do príncipe para adorar enquanto o sacerdote oferece os sacrifícios.
• O príncipe ofereceria sacrifícios como representante legal do povo, entregando-os aos sacerdotes que deveria oferecê-los no altar;
• Assim como a entrada e saída do povo seriam também as do príncipe: Uma porta para entrar e outra para sair, sempre opostas;
• O príncipe deveria oferecer ofertas voluntárias;
• Os sacrifícios deveriam ser diários.
• A legislação sobre propriedade evita que o príncipe se perca em caráter permanente ou a expanda injustamente.

O final do capítulo revela que o novo Templo deveria conter cozinhas para os sacerdotes e também para o povo (vs. 19-24).

Tewoldemedhin Habtu comenta: “A presença dessas cozinhas nos lembra que  o templo não era apenas um lugar de oração, mas também um local onde se preparavam e se consumiam refeições comunitárias. Observamos, portanto, no templo de Ezequiel, uma fusão de atividades espirituais e sociais. ‘A igreja cristã sofreu uma grande perda quando traçou uma linha divisória entre a vida espiritual e as atividades sociais’ (TOT)”.

Aplicações:

1. A despeito da negligência do povo, para Deus o sábado sempre foi considerado especial.
2. A dedicação total a Deus se nota naquilo que fazemos voluntariamente seguindo a Sua vontade e revelação.
3. A dedicação de um indivíduo a Deus se nota em suas ofertas de gratidão. Sua filosofia é: Conforme as possibilidades são as suas responsabilidades.
4. A adoração e a vida cotidiana estão intimamente ligadas no entendimento daquele que pensa biblicamente.

Senhor, molda nossa mente! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...