sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Estudante tardio

Estudante tardio, 10 de Novembro


Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Filipe? Quem Me vê a Mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9.

À testa de um dos grupos em que são divididos os apóstolos, acha-se o nome de Filipe. Foi ele o primeiro discípulo a quem Jesus dirigiu a positiva ordem: “Segue-Me.” ... Escutara a pregação de João Batista, e ouvira-o anunciar que Cristo era o Cordeiro de Deus. Filipe era um sincero indagador da verdade, mas tardio de coração para crer. ... Conquanto Cristo houvesse sido proclamado, pela voz do Céu, como o Filho de Deus, para Filipe era “Jesus de Nazaré, filho de José”. João 1:45. De outra vez, quando foram alimentados os cinco mil, revelou-se a falta de fé de Filipe. Foi para prová-lo que Jesus perguntou: “Onde compraremos pão, para estes comerem?”... Mais tarde, naquelas últimas horas antes da crucifixão, as palavras de Filipe foram de molde a desanimar a fé. ... Tão tardio de coração, tão fraco na fé era aquele discípulo que por três anos estivera com Jesus. — O Desejado de Todas as Nações, 292, 293.

Ele desejava que Cristo revelasse o Pai em forma corpórea; mas em Cristo, Deus já Se revelara. Será possível, disse Cristo, que depois de andar comigo, ouvir as Minhas palavras, ver os milagres da alimentação dos cinco mil, da cura dos atacados da temida doença da lepra, da restauração à vida de mortos, da ressurreição de Lázaro, que se tornara presa da morte, cujo corpo na verdade experimentara a corrupção — depois de tudo isso, será possível que não Me conheças? Será possível que não distingas o Pai nas obras que Ele faz por Meu intermédio? ... Deus não pode ser visto em forma externa por nenhum ser humano. Cristo, unicamente, pode representar à humanidade o Pai. — The S.D.A. Bible Commentary 5:1141, 1142.

Em feliz contraste com a incredulidade de Filipe, estava a infantil confiança de Natanael. Era homem de natureza intensamente fervorosa; homem cuja fé se apoderava das realidades invisíveis. Todavia, Filipe foi aluno na escola de Cristo, e o divino Mestre lidou pacientemente com sua incredulidade e espírito tardio. Quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, Filipe tornou-se um mestre segundo as normas divinas. Sabia de que falava, e ensinava com uma certeza que levava convicção aos ouvintes. — O Desejado de Todas as Nações, 293.


Este texto vem do livro devocional Vidas que Falam pelo Ellen G. White.
Para ver mais de seus livros, visite egwwritings.org

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...