terça-feira, 15 de novembro de 2016

Salmo 15 - Comentários Pr Heber Toth Armí

Salmo 15
Comentários Pr Heber Toth Armí

 A maior e mais nobre aspiração de um ser humano é desejar fazer parte daqueles que moram/morarão com Deus. O Salmo 15 dá o norte para que o anseio e sonho de morar com Deus torne-se realidade:

“Ande direito,
Faça o que é certo,
Fale a verdade.

Não machuque seu amigo,
Não acuse o próximo;
Menospreze o desprezível.

Mantenha sua palavra, mesmo quando tiver prejuízo,
Viva de maneira honesta,
Jamais aceite propina”.

Simples, não? Para que isso seja possível é necessário ser integralmente livre do pecado e totalmente comprometido com Deus. Aliás, a única forma de cumprir os requisitos do Salmo é morrer para o eu a fim de que Jesus viva em nosso lugar (Gálatas 2:20).

“As dez características daqueles que estão aptos a receber o convite para entrar na casa de Deus são paralelas aos dez mandamentos, com ênfase nos seis últimos mandamentos. Segundo o Talmude judaico, todos os 613 mandamentos da Torah se encontram resumidos nesta passagem” (Bíblia de Estudo Andrews).

O plano de salvação visa libertar o pecador da escravidão do pecado e torná-lo apto a servir ao Senhor livremente. Somente assim viveremos conforme orientado pelo salmo. 

“O versículo 2 cita três áreas fundamentais da vida – um caráter irrepreensível, uma conduta reta e palavras verdadeiras – aplicadas de modo prático e específico nos versículos 3 a 5a. Tendo essas três virtudes básicas, procuraremos desenvolvê-las em todas as áreas de nossa vida e seremos obedientes ao Senhor. Os verbos ‘viver, praticar e falar’ encontram-se no presente do indicativo, mostrando que o cristão devoto obedece ao Senhor a todo tempo e sempre procura Lhe agradar” (Warren W. Wiersbe).

• Quem vive conforme Deus especificou no Salmo 15 não precisa viver na incerteza das preocupações da vida.

• Quem aceita aplicar os requisitos do Salmo 15 para viver na presença de Deus não será abalado nem no presente nem no futuro.

• Quem vive à altura do ideal de Deus aqui viverá nas alturas celestiais eternamente!

Apenas Jesus cumpriu satisfatoriamente cada um dos itens deste Salmo. Somente entregando-se a Ele poderemos estar junto a Deus hoje (João 14:6) e na eternidade, no Céu futuramente (João 14:1-3). Então, vamos deixar Jesus aplicar os resultados da cruz em nossa vida. Reavivemo-nos! 

Compartilhe ao máximo esta boa notícia! – Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...