quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Josué 6 Comentários: Willie Edward Hucks

Projeto Reavivados por Sua Palavra- Josué 6

Leitura Bíblica: Josué 6
Comentários

A cidade de Jericó era cercada por uma muralha tão larga que sobre ela havia casas. Raabe morava numa delas.A muralha era o grande obstáculo entre o povo de Deus e a cidade a ser conquistada.

Muitas muralhas se levantam contra nós. São grandes problemas, aparentemente insolúveis.

Josué poderia criar alternativas para tentar solucionar o problema: saltar sobre a muralha? Cavar um túnel por baixo? Perfurar a muralha? Nada disso seria possível. Muitas pessoas buscam soluções inadequadas ou até ilícitas para os seus problemas.

Muitas vezes, precisamos de uma interferência divina em nossas vidas. Só Deus poderia derrubar aquela muralha.

Para isso, os israelitas precisavam ter consigo a arca da aliança, que representava a presença de Deus e o seu compromisso com Israel.Precisavam também obedecer à ordem de rodear a cidade. Além da fé, precisamos agir de acordo com as ordens de Deus.

Outro fator importante era o tempo. Eles precisavam ser pacientes e perseverantes, pois só depois de 7 dias é que a vitória viria. Aqui está o teste da perseverança e da paciência. Você deve obedecer hoje e continuar obedecendo amanhã, mesmo que os obstáculos pareçam mais firmes do que antes. Você deve ser mais firme do que a muralha. Sua fé deve ser mais resistente. No sétimo dia, a muralha caiu. Não podemos fazer uma regra para Deus e dizer que ele sempre vai agir depois de 7 dias ou depois de 7 orações, etc. Ele pode agir no primeiro dia, ou no sétimo, ou no vigésimo primeiro, como aconteceu com Daniel (cap.10), ou em outro dia qualquer. O que concluímos é que Deus tem um tempo certo para tudo, apesar de que, em alguns casos, nós é que retardamos as bênçãos devido à nossa incredulidade, passividade e desobediência.

Precisamos de compromisso com Deus, sua presença conosco, fé, ação em obediência, paciência e perseverança para alcançarmos a vitória.

A conquista da cidade de Jericó pelo povo de Israel apresenta-nos importantes princípios.

1.Vencemos as muralhas da vida quando estamos em comunhão com Deus - vv.1,2

2.Vecemos as muralhas da vida quando estamos disposto a ouvir instrução - vv.3,5

3.Vencemos as muralhas da vida quando confiamos nas provisões de Deus -vv.17-24


Por Professor Anísio Renato de Andrade- Adaptado

Nenhum comentário:

Os de “baixo” e os de “cima”

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/os-de-baixo-e-os-de-cima/ Os de “baixo” e os de ...