terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Números 26 Comentários: Nancy Costa

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Números 26
Comentários: Nancy Costa

Os 40 anos de exílio no deserto terminaram. Ninguém acima de 20 anos de idade que havia participado da rebelião tinha sobrevivido. Apenas Josué e Calebe restavam daquela época. Deus então ordenou que uma nova contagem do povo fosse feita. O censo serviria de base para a divisão da Terra Prometida (v. 53).

Os detalhes numéricos do censo parecem tediosos para a maioria de nós, mas são de extremo interesse para historiadores. É não somente um importante registro da herança judaica, mas da história humana. Apresenta a narrativa bíblica em seu contexto mostrando os relacionamentos entre as famílias e evidenciando a confiabilidade da Bíblia. O mais importante é sabermos que essa linhagem, como um fio de ouro que atravessa a história, chega até ao nascimento de Cristo. A seguir alguns poucos fatos que aprendemos deste censo:

 1. Os filhos de Rúbem passaram a ter aproximadamente 3.000 homens a menos do que 38 anos antes. Isto pode ter sido em parte devido à rebelião de Datã e Abirã, que eram Rubenitas.

2. A linhagem de Coré não exterminada. Aparentemente parte de sua família não participou na rebelião. Os filhos de Coré continuaram a ter um bom nome até no tempo de Davi (Salmo 42:44-49).
3. A tribo de Manassés registrou um aumento de 20.000 homens, cumprindo a profecia de Jacó a respeito da fertilidade dos filhos de José (Gênesis 49:22).

4. O censo dos Levitas foi feito separadamente, como no primeiro censo, porque eles não deveriam receberam terras como herança. Eles foram distribuídos em algumas cidades.

A extensão do território recebido foi proporcional ao número de pessoas existentes em cada tribo e a terra foi dividida por sorteio. Eles acreditavam que o lançar sortes era dirigido por intervenção divina (Provérbios 16:33); o mesmo método foi utilizado pela igreja primitiva (Atos 1:23-26). O capítulo termina lembrando-nos que o Senhor cumpriu a Sua promessa e poupou a vida de Josué e Calebe, permitindo-lhes entrarem na Terra Prometida devido ao relato corajoso que deram.

O Senhor conhece os que são Seus. Ele conta o Seu povo e mantém um registro fiel da linhagem de Israel no livro da vida. Se somos fiéis, Ele não esquecerá a Sua promessa de conceder-nos uma herança na Terra Prometida. (Trad. Pr. Jobson Dornelles Santos)

Nancy Costa



Nenhum comentário:

Os três filtros

  Devocional Diário Os três filtros Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem. Mateus ...