sábado, 12 de dezembro de 2015

Deuteronômio 1 Comentários: Norman Gulley

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Deuteronômio 1
Comentários: Norman Gulley

Deuteronômio é o último dos cinco livros de Moisés, o chamado Pentateuco. Deuteronômio contém as últimas palavras de Moisés, onde ele revê a história do relacionamento de Deus com Israel.

Essa relação mostra que Deus não muda (Malaquias 3:6), e que "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" (Hb 13:8). Nem mesmo Israel mudou muito, pois era um povo rebelde, que geralmente correspondia ao amor de Deus com desobediência.

Quando o exército egípcio os prendeu junto ao Mar Vermelho, eles exclamaram em terror: "melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto" (Êx 14:12 b, Almeida RA). Moisés respondeu: "Não tenham medo ... O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se " (Êx 14:13a-14, NVI).

Grande foi a libertação de Deus! Então Israel cantou o cântico de Moisés: "Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? ... Com Teu amor conduzes o povo que resgataste" (Êx 15:11a, 13a, NVI).

Como logo se esqueceram!

Era o momento de entrar em Canaã, a terra que Deus prometeu a Israel desde o tempo de Abraão. Mas os 10 homens que espiaram a terra voltaram reclamando de gigantes e disseram que era impossível tomar a terra. Israel acreditou neles, queixou-se a Deus, e creu que os amorreus viriam destruí-los, a menos que eles retornassem ao Egito (ver Núm. 14.1-4).

No entanto, Josué e Calebe apresentaram um bom relatório: "...o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! "(Nm. 14:9b NVI). O povo decidiu, então, matar estes dois homens por apedrejamento (Nm 14:10 a). Moisés tentou dizer-lhes que não temessem porque Deus iria livrá-los como havia feito anteriormente. Eles estavam tão preocupados com os gigantes que a única solução para eles era voltar ao deserto. Aquilo prendeu a sua atenção.

Então, eles decidiram ir e lutar contra os amorreus por conta própria. Deus advertiu-os de que Ele não iria com eles, mas eles foram em frente e sua derrota expôs a loucura de sua auto-dependência.

Nós somos o Israel moderno e a entrada para Canaã de Deus está imediatamente à frente. Quantos de nós têm medo dos eventos gigantes dos últimos dias e esquecem que Deus lutará por nós!

Ele quer que nos acalmemos e saibamos que Ele é Deus (Sl 46:10).

Norman Gulley

Nenhum comentário:

A voz dos silenciados

  Devocional Diário A voz dos silenciados Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Provérbios 31:8 Cansados após ...