sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Crer, confiar e aceitar

Leitura Bíblica - Números 15

Crer, confiar e aceitar
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Para introduzir este comentário, cito um pensamento que Jaime Chilón publicou no Facebook:
“As coisas boas chegam aos que sabem esperar.
As melhores aos que não se rendem, e lutam;
E as grandes bênçãos aos que creem”.

Esperança ou batalhas sem Deus resultam em maldições (11:40-45). Após meditar nos estragos resultantes da incredulidade nos capítulos anteriores, Números 15 revela-nos graça, misericórdia e fidelidade infinitas de Deus.

“Não sabemos quanto tempo se passou entre os capítulos 14 e 15, mas observe o contraste entre as frases ‘nenhum deles verá a terra’ (14:23) e ‘quando entrares na terra’ (15:2). Embora odiados por causa do pecado, os propósitos de Deus nunca serão frustrados. O Senhor prometeu entregar Canaã aos descendentes de Abraão. Por isso, mesmo se uma geração fosse muito infiel para recebê-la, Deus favoreceria a próxima” (William MacDonald).

Durante 38 anos os filhos dos rebeldes poderiam aprender que Deus entrega o que prometeu aos que, primeiramente entregam-se a Ele integralmente. Tal tempo de permanência no deserto formaria o caráter da nova geração. Por isso, as LEIS...

1. ...relacionadas às ofertas da terra (vs. 1-16);
2. ...acerca dos primeiros frutos (vs. 17-21);
3. ...acerca dos pecados voluntários e involuntários e violação do sagrado sábado (vs. 22-36);
4. ...sobre bordas azuis nos cantos das roupas (vs. 37-41).

Do Egito à Canaã deve haver um processo chamado santificação. Não basta ser liberto do pecado, é preciso santificar-se para adentrar a Canaã Celestial. Muitos resgatados do pecado estão entre o povo de Deus, todavia, a maioria não entrará no reino dos Céus: “Sem santificação, ninguém verá ao Senhor” (Hebreus 12:14).

Crer, confiar e aceitar que Deus ocupe o coração para santificá-lo implica que...

• Todo nosso recurso pertence exclusivamente a Ele, portanto o dedicamos ao avanço do evangelho;
• Nossa entrega e submissão a Sua vontade devem ser evidentes em cada atitude;
• Em nossa agenda os dias de cultos e adoração são prioridades a qualquer programação;
• Jamais transgrediremos as horas sagradas com atividades seculares.

Deus não quer pessoas que meramente esperam pelas bênçãos ou mesmo lutam bravamente por elas; Ele quer pessoas que confiem totalmente nEle para agir em qualquer situação. Insubordinação não gera santificação. Entrega pela metade é uma mera religiosidade hipócrita.

Absolutamente, irreverência não produz bênção. Consagremo-nos urgentissimamente! Heber Toth Armí



Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...